Unifesspa recepciona estudantes americanos em imersão cultural no Brasil
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) recebeu, no período de 29 de maio a 2 de junho, os estudantes Magann Dykema, Rachel Stern, Sam Willard e Carson Williams da Universidade de Michigan Technological (EUA), que fizeram uma imersão cultural no Brasil.
Durante toda a visita, os alunos foram acompanhados pela tradutora e intérprete da Unifesspa, Laís Menezes da Costa Sousa (Propit) e pelo Profº Dr. Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo (Proex). Os estudantes estrangeiros conheceram a estrutura da Universidade visitando salas de aula, laboratórios, grupos de pesquisa e os diversos setores administrativos, como a Propit, Proex, Ctic e Sinfra. Alunos de Engenharia de Materiais da Unifesspa também puderam trocar conhecimentos com os estudantes estrangeiros, durante uma aula ministrada pelo Prof. Dr. Márcio Correa de Carvalho.
A americana Rachel Stern gostou muito das comidas típicas paraense e destacou a gentileza das pessoas da cidade. Ficou impressionada com o envolvimento e dedicação dos professores da Unifesspa, com o crescimento da Instituição. "Percebemos uma enorme dedicação dos professores daqui, pelo carinho que tem com os alunos e todo esforço para que a Universidade se desenvolva. São todos muito acolhedores", comentou Rachel Stern.
Durante um passeio pela cidade de Marabá, os estudantes conheceram o bairro Francisco Coelho, conhecido popularmente por Cabelo Seco e a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). Um dos momentos considerados mais marcantes para os estudantes foi a visita à Aldeia indígena Gavião Akranti. Os alunos puderam conhecer de perto a cultura indígena, vivenciar a prática de arco e flecha e pintura corporal indígena. Eles também visitaram assentamentos do Movimento Sem-Terra, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Seguro, e o Acampamento Hugo Chávez. A imersão cultural dos alunos, com a vinda à Marabá, foi realizada com o objetivo de dar início à cooperação institucional entre a Unifesspa e a Universidade de Michigan Technological.
Foto: Antônio Augusto da Costa Severo (DAIE/PROEX)
Redes Sociais