Aberta programação da XIII Semana da Geologia da Unifesspa
A XIII Semana de Geologia foi aberta nesta segunda-feira (5), com a composição da mesa de honra em que estavam presentes o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Elias Fagury Neto; o diretor do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), professor José de Arimatéia; a diretora da Faculdade de Geologia, professora Gilmara Lima; e o presidente do Centro Acadêmico de Geologia, estudante Gustavo Coelho. Após a composição da mesa foi executado o Hino Nacional.
Este ano, a XIII Semana de Geologia tem como tema “Geologia aplicada ao planejamento urbano e desenvolvimento regional”. A programação do evento encerra-se no dia 8. Após a palestra de Geotecnologias aplicadas aos recursos naturais, ministrada pela professora doutora Maria Rita Vidal, a organização do evento exibiu um vídeo do deputado estadual e advogado Dirceu ten Caten (PT) sobre “O novo cenário político da mineração no Estado do Pará”. O primeiro dia do evento terminou com apresentações culturais do Projeto Rio de Encontro – Afro Raiz; e do Grupo Arte Livre no Museu da Geologia. Um coquetel de confraternização foi servido aos presentes.
Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais
Durante a palestra de abertura da XIII Semana da Geologia, realizada no auditório central da Unidade 2 do Campus de Marabá, a professora da Unifesspa Maria Rita Vidal aproveitou para destacar o novo curso de especialização da Unifesspa, destinado aos pesquisadores da área. O edital de seleção para a primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia Oriental, em nível de especialização, será lançado no próximo dia 19 de junho. Rita Vidal será a coordenadora da especialização.
O curso será destinado a profissionais que possuam graduação em Geografia, Geologia, Biologia, Agronomia, Engenharias e áreas afins com duração de dezoito meses. Doze professores da Unifesspa foram credenciados para ministrarem aulas a partir do mês de agosto, na especialização que será presencial, em salas de aula, na Unidade 2 do Campus de Marabá.
Para a professora doutora Ana Valéria Pinheiro, a aprovação da especialização pela Unifesspa decorre em atender a uma grande demanda existente em Marabá e região por um curso de pós-graduação nessa área. “Depois buscaremos a aprovação de um mestrado para Geologia, Geografia e áreas afins", afirmou.
Fotos: Divulgação (Prospector JR)
Redes Sociais