Pesquisadores da Unifesspa recebem prêmios por artigos científicos
Dois trabalhos de pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia (PDTSA) e de alunos do curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram premiados com o 2º e 3º lugar, respectivamente, na II Mostra de Trabalhos Científcos, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá - SEMMA. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu na manhã da última quinta-feira (8), na Escola Anísio Teixeira como parte da programação da Semana e 6ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, promovido pela SEMMA.
Os trabalhos acadêmicos apresentados, no dia 7, pela manhã, na Universidade Estadual do Pará (UEPA) em Marabá que receberam a avaliação e premiação são os artigos científicos “Estudo Evolutivo da qualidade microbiológica das águas do Rio Tocantins em Marabá” de autoria de Mayara Cunha Andrade, Andréa Hentz de Mello e Gustavo Ferreira de Oliveira; e “Diagnóstico das condições sanitárias nos Bairros Nova Marabá e Marabá Pioneira”, de autoria de Rebeca Freitas de Castro Queiroz, Andréa Hentz de Mello e Gustavo Ferreira de Oliveira. Os trabalhos científicos dos pesquisadores da Unifesspa foram desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa “Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia”, coordenados pelo grupo de pesquisa da professora doutora Andréa Hentz de Mello “Meio Ambiente: Desenvolvimento Rural e Inovação Tecnológica na Amazônia”.
Os trabalhos apresentados investigaram as dinâmicas socioambientais, políticas e econômicas de ocupação na região sudeste do Pará, que culminam em impactos nos processos produtivos agrários, desenvolvimento urbano e na degradação ambiental da região. Outros trabalhos científicos apresentados e avaliados foram: “Percepção ambiental dos moradores do entorno de áreas degradadas decorrentes da extração de argila em Marabá (PA)”; “Degradação e legislação ambiental em áreas de extração de argila em Marabá (PA)”; “Estudo dos impactos ambientais decorrentes de casas flutuantes no Rio Tocantins, Marabá (PA)”; e “Análise dos aspectos históricos e socioambientais dos Bairros Nossa Senhora de Aparecida e Araguaia em Marabá (PA)”.
Avaliação
A professora doutora Andréa Hentz, coordenadora do Programa de Pós Graduação do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia (PDTSA) ressalta a importância da integração entre graduandos e mestrandos na participação destes eventos. Para Andréa, entre os objetivos do PDTSA está formar profissionais qualificados para a docência e para a pesquisa na região, assim como para outras práticas profissionais que tratam sobre questões amazônicas em suas dimensões sócio-ambientais, culturais, políticas e econômicas; culminando no estudo dos efeitos sociais e ambientais que se traduzem em desigualdades sociais e precárias condições de vida, de trabalho, de cultura, geradas pela forma como se organiza o capital na região e a sua relação com o Estado, além de buscar o aperfeiçoamento do trabalho contínuo de pesquisa nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Conferência
No dia 8 de junho, na Escola Anísio Teixeira, aconteceu a 6ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com palestras que tinham como foco a importância da água, expansão da rede de abastecimento e grupos de trabalho (mesas) para discussão de temas relativos ao papel da SEMMA na sociedade, essencialidade da água e a água como veículo de transmissão de doenças. Ao término do evento, aconteceu a eleição do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) para o próximo biénio (2017/2018).
Redes Sociais