Unifesspa seleciona bolsistas para Projeto Diagnóstico da Agricultura Familiar

• Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 18h20
  • Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 08h55

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu o processo seletivo para a escolha de 15 bolsistas, alunos de graduação devidamente matriculados na instituição, para o “Projeto Diagnóstico da Agricultura Familiar em Marabá”, que será desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e a Faculdade de Geografia. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 23 de junho, com o preenchimento de formulário eletrônico disponível no link:  https://goo.gl/AutvXA .

Os quinze selecionados vão receber uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos reais) no período correspondente a 11 de julho de 2017 até 11 de janeiro de 2018 – seis meses, prazo de duração do projeto. A seleção dos bolsistas obedecerá as seguintes etapas: 1º) Avaliação do perfil do candidato inscrito no site; 2º) Entrevista do candidato selecionado durante a análise do perfil; 3º) Desenvolvimento de uma atividade prática, quando a Comissão de seleção julgar necessária.

Projeto
O projeto consiste no diagnóstico da produção agrícola em áreas de assentamento em Marabá e municípios vizinhos. A área de abrangência do estudo foi determinada a partir de reuniões com representantes da FETAGRI (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Pará) e sindicatos de trabalhadores rurais. “Portanto, não engloba todo o município de Marabá e nem todos os municípios vizinhos”, informa o professor doutor e pesquisador Rodrigo A. Muniz. A partir dessas reuniões foram determinados alguns critérios para a seleção dos assentamentos. Dentre os critérios o principal foi a relação de comércio estabelecida com a zona urbana de Marabá; e segundo a auto organização dos assentamentos para produção e comercialização. Nesta lógica foram definidos 9 pólos de produção que englobam parte dos municípios de Nova Ipixuna, Jacundá, Itupiranga, São João do Araguaia e São Domingos do Araguaia.

O diagnóstico englobará aspectos socioeconômico, comercialização e aspectos agronômicos de produção nas áreas de assentamento. A pesquisa consistirá em dois momentos. Em um primeiro momento haverá a aplicação de questionários nas áreas de assentamento, mapeamento da produção, infraestrutura e fluxos de comercialização para entender a dinâmica mais geral dessas áreas. No segundo momento, algumas áreas serão selecionadas para uma análise mais detalhada do itinerário produtivo, áreas essas que possam servir de referência de produção e organização.

Os bolsistas atuarão em todas as fases do projeto, desde a elaboração dos questionários, aplicação, escrita, sistematização e análise de dados para a produção de um relatório. Serão selecionados bolsistas com diferentes perfis para atuar nas várias áreas ao qual o projeto exige. Os bolsistas atuarão de forma intensa em trabalhos de campo para aplicação dos questionários e para os estudos de casos. O projeto tem financiamento via ementa parlamentar do deputado federal Beto Faro, além de ser uma demanda dos movimentos sociais do campo principalmente a FETAGRI que planeja utilizar as informações produzidas nesse relatório para fomentar a produção da agricultura familiar da região. O projeto está vinculado ao Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará - Lerassp. O projeto tem a participação de professores de diferentes institutos da Unifesspa: FECAMPO, Agronomia, Economia e Geografia.