Seminário de Direito da Unifesspa discute “Brasil: País em reforma?”
Acadêmicos do Curso de Direito promoveram nos últimos dias 8 e 9, semi nário sobre as reformas da Previdência, do Trabalho, do Ensino Médio e da Política, no evento denominado “Brasil: País em Reforma?”, realizado no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC), de Marabá. A realização ficou por conta da Turma de Direito de 2015 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O seminário foi dividido em quatro painéis composto por autoridades de cada área.
Entre os debatedores sobre a “Reforma da Previdência”, ocorrida no final da tarde de quinta-feira estiveram o juiz federal Heitor Moura Gomes, professor voluntário do curso de Direito da Unifesspa; o juiz de direito, Márcio Teixeira Bittencourt e a advogada previdenciária, Liliane Francisca Costa dos Santos. No painel sobre a “Reforma das Leis Trabalhistas”, coordenado pelo professor mestre Hirohito Arakawa estiveram debatendo o juiz Jonatas dos Santos Andrade, professor voluntário do curso de Direito da Unifesspa; a professora mestre Aparecida Cirlene
Cabral, coordenadora estadual do Sindicato do Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado (SINTEEP); a professora doutora da Unifesspa Lorena Santiago Fabeni e o diretor Raimundo Alves da Costa Neto do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (SINDICOM). Após cada debate aconteceram os questionamentos dos alunos, professores, advogados e convidados sobre o tema e no intervalo ocorreu um coffee break. Na sexta-feira, dia 9, o terceiro painel foi sobre a “Reforma do Ensino Médio” sobre a coordenação da professora doutora Micheli Pereira de Melo. Os debatedores foram os professores Walmir Gomes da Silva, especialista em Educação; e Alex Santos, egresso do curso de História da Universidade Federal do Pará. O debate mais movimento ficou por conta do painel sobre a “Reforma Política”. O professor Hirohito Arakawa foi o coordenador do debate envolvendo o vice-prefeito de Marabá Antônio Carlos Cunha de Sá e o deputado federal Beto Salame (PP/PA).
Redes Sociais