Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Emoção e alegria marcam solenidade de entrega do milésimo diploma da Unifesspa

  • Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 18h05
  • Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 21h57
  • Acessos: 6555

Destaque Diploma1000solenidadeEm solenidade de colação de grau coletiva dos formandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Educação do Campo, ocorrida hoje, dia 14, no auditório da Unidade 1 do Campus sede da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ocorreu a entrega do milésimo diploma, expedido pelo Centro de Registro e Controle Acadêmico da instituição e entregue pelo reitor Maurílio de Abreu Monteiro a concludente do curso de Pedagogia, Cláudia Luiza Ribeiro Lopes.

O primeiro diploma expedido pela Unifesspa foi entregue à formanda Thayana Siva Junes, do curso de Ciências Sociais, que se fez presente na solenidade de entrega do milésimo diploma e registrou, por imagens, esse momento histórico ao lado de Cláudia Lopes.

O milésimo diploma foi assinado, no ato, pelo professor doutor Maurílio de Abreu Monteiro, reitor da Unifesspa e pelo coordenador do curso de Pedagogia, professor doutor José Pedro de Azevedo Martins e entregue à aluna Claudia Lopes. A solenidade foi marcada por emoção e alegria dos formandos, familiares, convidados, professores e técnicos administrativos.

Foram entregues treze diplomas de conclusão de curso: 2 de Pedagogia; 4 de Ciências Sociais; e 7 de Educação do Campo, todos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa. A solenidade histórica marcou, também, o 4º aniversário de criação da Unifesspa, instituição de ensino público federal criada pelo Governo Federal no interior do Pará e da Amazônia brasileira.

A solenidade começou com a composição da Mesa de Honra formada pelo reitor professor doutor Maurílio de Abreu Monteiro, presidente da mesa de honra; o diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor mestre Janailson Macedo Luiz; o diretor da Faculdade de Ciências da Educação, professor doutor José Pedro de Azevedo Martins; a Diretora da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins, a professora doutora Joseline Simone Barreto Trindade; a diretora da Faculdade de Educação do Campo, professora mestre Maria Célia Vieira da Silva; e a vice-reitora, professora doutora Idelma Santiago da Silva, escolhida como paraninfa das turmas.

Os professores Silvana de Sousa Lourinho, homenageada pela turma de Pedagogia, o professor Cloves Barbosa, homenageado pela turma de Ciências Sociais e a professora mestre Ailce Margarida Negreiros homenageada pela turma de Educação do Campo ocuparam a tribuna de honra, extensão da mesa de diretora, na primeira fileira, a direita do auditório.

Após a composição da mesa de honra os formandos e paraninfos do Curso de Licenciatura em Pedagogia foram os primeiros a entrar no auditório e ocuparem seus assentos, devidamente reservados, para a solenidade: as formandas Cláudia Luiz Ribeiro Lopes e Nara Camila Carvalho da Silva entraram no auditório acompanhadas das paraninfas Maria Iraíde Lopes e Jucilene Ribeiro Carvalho, respectivamente. Os quatro formandos de Ciências Sociais Jorge Luiz Amador Garcia Junior, Raisa Vidal de Souza, Tatiane Silva Gomes e Tatyana Cortez Ferreira entraram no auditório acompanhadas dos(as) paraninfas Karina Lopes Garcia, Vânia Lúcia Vidal de Souza, Raimundo Ferreira Gomes e Maria Deleusa Cortez Marinho Ferreira, respectivamente.

Do curso de Educação do Campo entraram no auditório os formandos Aldenora da Silva Pinheiro acompanhada do paraninfo Gessé da Silva Pinheiro; Cícera Juscideia Carvalho Ribeiro acompanhado do paraninfo Neis Mady Neto; Jane da Silva França acompanhado do paraninfo Antônio Hugo Silva Souza; Luana Caroline da Cunha Morgado acompanhada da paraninfa Joelma Rocha Gomes; Luciana de Sousa Silva acompanhada do paraninfo Márcio Brito da Silva; Neuza Machado Araújo acompanhada do paraninfo Antônio Pereira Braga; e Oseas Gomes do Nascimento acompanhada da paraninfa Rosimeire Bezerra da Silva.

Após a execução do Hino Nacional, aconteceu o juramento oficial dos formandos. Um vídeo institucional de seis minutos produzido pela Assessoria de Comunicação da Unifesspa foi exibido, mostrando o papel da instituição na sociedade do Sul e Sudeste do Pará e sobre a marca do milésimo diploma da Unifesspa. O vídeo abordou também o processo de expansão dos cursos superiores que passou de 16 (na fase de Campus da Universidade Federal do Pará, antes do desmembramento) para 34 cursos; e o crescimento exponencial de cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

O reitor Maurílio Monteiro outorgou o grau aos formandos e em conjunto com os coordenadores dos cursos fez a entrega dos diplomas. Este foi o momento máximo da solenidade de Colação de Grau, que arrancou aplausos de professores, técnicos administrativos, universitários, paraninfos e familiares dos concludentes.

Avaliação

Para o reitor Maurílio de Abreu Monteiro, a marca do milésimo diploma expedido pela Unifesspa, “representa, sobretudo, os esforços humanos de docentes, técnicos-administrativos e discentes, bem como esforços materiais e financeiros em um conjunto de macrobalizadores que sustentam e propagam os caminhos desta Instituição Federal de Ensino ao encontro dos objetivos institucionais”. Segundo ele, o papel da Unifesspa está sendo materializado na região Sul e Sudeste do Pará, “ao produzir, sistematizar e difundir conhecimentos filosófico, científico, artístico, cultural e tecnológico, ampliar a formação e as competências do ser humano na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e no avanço da qualidade de vida é a nossa missão, e lutamos arduamente dia-a-dia para ser uma universidade inclusiva e de excelência na produção e difusão de conhecimentos de caráterfilosófico, científico, artístico, cultural e tecnológico”.

Homenageada

As turmas receberam o nome de “Professora Glaucia de Sousa Moreno”, como forma de homenagem a educadora lotada no ICH/Unifesspa. A professora Glaucia é Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Pará e Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará. Atualmente é docente efetiva lotada no Instituto de Ciências Humanas – ICH, no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Já atuou na Coordenação do curso de Licenciatura em Educação do Campo e na Direção da Faculdade de Educação do Campo da Unifesspa.

Fim do conteúdo da página