Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisador renomado da Unifesspa integra comissão científica de Simpósio Internacional de História

  • Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 18h33
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2017, 10h20
  • Acessos: 1858

SimpósiodeHistóriaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará é uma das instituições parceiras do II Simpósio Internacional História Cultura e Relações de Poder, que será realizado no período de 4 a 6 de setembro de 2017, na Universidade Federal do Rio Grande, na cidade do Rio Grande. O professor doutor da Unifesspa, Fábio Mario da Silva e diretor adjunto do Instituto de Estudos do Xingu integra a comissão científica do evento, que será dedicado à escritora portuguesa Maria Teresa Horta. 

As inscrições para o Simpósio Internacional de História poderão ser feitas até o dia 20 de julho, no site https://seminariohistoriaf.wixsite.com/2017. O professor da Unifesspa é um especialista destacado em literatura portuguesa e autoria feminina, e será um dos destaques na programação do evento, na mesa redonda Maria Teresa Horta, vida e obra, que contará ainda com a participação da Profª. Drª. Conceição Flores – UNP e do Profª. Drª. Michelle Vasconcelos – PUCRS/FURG. 

O Congresso

A segunda edição do Simpósio Internacional História Cultura e Relações de Poder tem como temática "História, Cultura e Política no Mundo Lusófono", visando estabelecer e aprofundar o debate em torno de questões significativas para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa nas Ciências Humanas e Letras vinculados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no âmbito da história, cultura e política.

O Simpósio prestará homenagem à escritora, jornalista e feminista portuguesa Maria Teresa Horta, um dos ícones femininos e feministas da luta contra a ditadura portuguesa e da defesa pela democracia, pelo conjunto de sua obra e militância. Teresa Horta, que completa 80 anos em 2017, conta com uma vasta produção literária e jornalística e é considerada o principal nome da literatura de autoria feminina contemporânea em Portugal, conhecida e pesquisada em vários países da Comunidade Lusófona, influenciando gerações de escritores dentro e fora do país.

Criada em 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem por objetivo "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros", baseada em uma identidade comum: a língua portuguesa. A CPLP compreende nove países – Brasil, Moçambique, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Apesar dessa riqueza cultural e linguística presente neste “mundo lusófono”, os esforços de compreensão das relações e interações entre a comunidade lusófona ainda é muito restrita.

Da mesma forma que os estudos para compreender este “mundo lusófono” – tanto do ponto de vista histórico, como cultural e político – são, ainda, reduzidos e esparsos, embora tenha crescido na academia, após o desenvolvimento dos Estudos Culturais e Pós-coloniais, o interesse e a busca da construção deste diálogo. Por essa razão, a 2º edição do Simpósio tem por objetivo abrir o espaço acadêmico para a compreensão das diversas sociedades que compõe a CPLP e de suas relações em diversos níveis, congregando pesquisadores e intelectuais de várias instituições do país e do mundo lusófono que estudam essa temática.

Fim do conteúdo da página