Professor de Física faz palestra para alunos de Direito
O diretor da Faculdade de Física Edney Ramos Granhen falou sobre “O alinhamento do Direito com a Ciência” durante uma hora e meia de palestra e debates com alunos das turmas de Direito, reunidos no último dia 14, em sala de aula do IEDS (Instituto de Estudos do Direito e Sociedade), na Unidade I do Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá.
Edney Granhen é professor doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, desde 2011, e atualmente ministra aulas de Física e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional do Ensino de Física da Unifesspa, na Unidade 2 do Campus de Marabá. Ele é especialista na área de Efeito Casimir Dinâmico, Computação Algébrica, Estados Quânticos Emaranhados e Teoria de Campos a temperatura finita.
A temática da palestra envolveu discussões de como e quando o Direito e a Ciência se encontram, sob quais circunstâncias e como foi o resultado prático para cada uma das áreas de estudo.
Edney dividiu a palestra em blocos. Na primeira parte destacou “A ciência no banco dos réus”, apontando três circunstâncias em que o Direito encontrou a Ciência, entre elas o poder econômico. Quando o poder financeiro e os interesses políticos procuram falar mais alto que os avanços da ciência.
Um segundo ponto, o professor Edney tratou das incertezas que são o máximo que a ciência pode nos dar a respeito das previsões sobre os desastres naturais e por último, quando a ciência é confrontada com o seu mais fiel adversário, a religião.
Segundo Edney, “sob estes pontos de vista procuramos dar luz aos cruzamentos do Direito com a Ciência, para servir de reflexão e motivação aos estudantes estes pontos serviram para o autor abordar a sua experiência como profissional da Ciência, Professor Doutor em Física Teórica, cuja linha de pesquisa é Teoria Quântica de Campos, desde sua formação até a atual vida profissional”.
Edney considerou bastante proveitosa a palestra para os alunos de Direito. “Para mim foi uma experiência muito enriquecedora e espero ser convidado outras vezes para falar”, disse. Os estudantes e professores presentes na plateia também avaliaram a palestra postivamente, a maioria permanecendo até o final, aproveitando os momentos destinados ao debate e interação com o palestrante. “Gostei muito tanto pelo conteúdo quanto pela a metodologia de discussão mais informal acerca do tema, disse a estudante Amanda Bona.
Redes Sociais