Comissão organizadora divulga datas das Conferências Regionais

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 12h01
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 14h44

A segunda etapa do processo de elaboração do Estatuto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) já tem a definição das datas para ocorrer nos campus de Marabá (dia 20 de julho), Rondon do Pará (dia 20 de julho), Santana do Araguaia (31 de julho), São Félix do Xingu (02 de agosto) e Xinguara (04 de agosto), nos turnos manhã e tarde.

A Comissão Organizadora do Processo Estatuinte está cumprindo as determinações da Resolução nº 010, de 19 de março de 2015, do Conselho Superior da Unifesspa, que instituiu a realização de cinco Conferências Regionais, em cada Campus Universitário da Unifesspa, para debater acerca do Documento Referência 1 (DR1).

O DR l será apresentado nos campus com todas as propostas que surgiram nas Conferências Livres. Entre os temas do DR1, foram colhidas sugestões sobre o:
- Eixo 1: Universidade, princípios e finalidades: a) Concepção de universidade; b) Universidade na Amazônia; c) Autonomia, financiamento e gestão democrática;
- Eixo 2: Organização didático-científica: a) Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; b) Ensino de graduação e pós-graduação.
- Eixo 3: Comunidade universitária: a) Relação com a sociedade; b) Participação política; c) Acesso e permanência dos alunos.
- Eixo 4: Estrutura acadêmica e administrativa: a) Organização multicampi; b) Organização acadêmica; c) Organização administrativa.
- Eixo 5: gestão de pessoal e valorização profissional: a) Qualificação de pessoal; b) Valorização de servidores.

Programação
As Conferências Regionais não terão caráter deliberativo e são espaços públicos de debate sobre o DR 1, envolvendo a comunidade universitária e a sociedade regional, com o objetivo, inclusive, de subsidiar a elaboração do Documento Referência 2 (DR2). Ao final das Conferências Regionais haverá seleção parcial dos delegados para o Congresso Estatuinte.

Segundo a resolução do CONSUN, as discussões e os documentos provenientes delas deverão ter divulgação prévia com prazo suficiente para o amplo conhecimento e análise de toda a comunidade universitária.

A programação das cinco Conferências Regionais está organizada nos seguintes horários:
8h – 9h: Abertura
9h – 12h e 14h – 16h: Discussão dos destaques no documento referência 1 – DR1