Unifesspa reforça pedido por verbas públicas, em Brasília

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 18h09
  • Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 09h36

O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, professor doutor Maurílio de Abreu Monteiro foi recebido pelo secretário adjunto de Educação Superior, Mauro Luiz Rabelo e pelo  coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino, Weber Gomes de Souza, no Ministério da Educação, em Brasília, em audiência na manhã da última sexta-feira (23) e reiterou o pedido de descontigenciamento do orçamento para garantir a manutenção da estrutura da Unifesspa, a compra de equipamentos previamente definidos e acordados com o MEC e dar continuidade às obras físicas.

A Unifesspa já havia solicitado a ampliação da dotação orçamentária com base nos critérios apontados pelo próprio MEC, dentre eles, o do número de alunos equivalentes. E, pela terceira vez, foi entregue outro ofício da Unifesspa com o mesmo teor, tentando sensibilizar o MEC para a importância da existência e consolidação da Unifesspa na região Sul e Sudeste do Pará.

Em dois ofícios anteriores, datados de 22 de junho de 2016; e de 15 de maio deste ano, a Unifesspa já chamou a atenção para a necessidade de liberação dos recursos federais, e que tem adotado diversas medidas administrativas, com a redução drástica de custos operacionais.
Segundo o ofício entregue ao MEC, a Unifesspa precisa de R$5.678.549,00 para que tenha condições mínimas de funcionamento este ano; e outros R$14.304.083,77de suplementação orçamentária, dos quais R$2.118.843,66 serão aplicados em despesas de custeio; e R$12.185.240,11 investidos em despesas de capital (relacionadas com a aquisição de equipamentos e construções de prédios). Na próxima quarta-feira (28), o reitor volta à Brasília, para uma nova audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Obras estruturantes

Entre as obras que necessitam de conclusão relatadas ao MEC e que precisam de recursos orçamentários estão o prédio de cinco pavimentos para os institutos de ensino, localizado na Cidade Universitária (Unidade 3 - Campus Marabá), previsto para ser entregue até março do próximo ano, caso haja a liberação de dinheiro.

Esse prédio tem capacidade para abrigar nove cursos de graduação (Agronomia, Ciências Econômicas, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Psicologia, Física, Química, Matemática, Ciências Naturais) e cinco cursos de pós-graduação (Mestrado Profissional em Ensino de Física; Mestrado Acadêmico em Química; Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública; e Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática; e Centro de Saúde e Atendimento do Servidor).

O prédio do Galpão de Laboratório para as Engenharias, localizado na Unidade 2 do Campus de Marabá está com a obra inconclusa. No galpão serão beneficiados nove cursos de graduação (Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Geologia e Sistema de Informação) e dois cursos de pós-graduação (Doutorado Interinstitucional em Engenharia Elétrica e Mestrado Profissional em Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia).

A terceira obra que necessita da liberação de recursos para ser concluída é a do Setor de Logística e Almoxarifado Central, no setor administrativo da Cidade Universitária (Unidade 3), em Marabá, o que propiciaria economia com o aluguel do galpão do almoxarifado, abrigaria uma área de manutenção dos veículos; uma área de carga e descarga e o centro de distribuição de materiais da Unifesspa.

Aquisições

O documento solicita a liberação de recursos federais para a aquisição de um ônibus articulado para o transporte de 3.350 alunos interligando a Cidade Universitária ao contexto urbano de Marabá. Outros recursos são necessários para a aquisição de equipamentos para os laboratórios e a aquisição de acervo bibliográfico para dezesseis novos cursos de graduação previstos para implantação na Unifesspa.