Comunidade acadêmica do ICE discute demandas sobre orçamento, infraestrutura e recursos humanos

• Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 15h35
  • Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2017, 10h12
  • Acessos: 2033

UTNICEProfessores, alunos e técnicos administrativos que integram o Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Unifesspa participaram da reunião do Programa “Unifesspa de Todos Nós”, realizada na tarde da última segunda-feira (26) no auditório da Unidade II do Campus de Marabá. O reitor Maurílio Monteiro e a diretora do ICE, Joana Luiza Pires Siqueira abriram a reunião, informando os participantes sobre o panorama de desenvolvimento da Unifesspa, em especial, do Instituto.

Na dinâmica da reunião, os alunos, professores e técnicos-administrativos apresentam as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia do Instituto e os questionamentos foram respondidos pelo reitor, pró-reitores e demais representantes da Administração Superior. Os temas abordados pela comunidade acadêmica foram relacionados à orçamento, infraestrutura e recursos humanos.

Durante a reunião, foi aberto espaço para manifestação dos alunos, que destacaram a necessidade de mais professores para oferta de disciplinas.  O Instituto defendeu a necessidade de contratação de mais professores substitutos e efetivos para atender a esta demanda.

A Reitoria da Unifesspa colaborou com o debate apresentando diversos encaminhamentos para que os alunos não sejam prejudicados com falta de professores, visando solucionar o problema o mais rápido possível. O reitor informou que foi reiterado, na recente reunião realizada em Brasília, o pedido de liberação de códigos de vagas para professores e técnicos e o descontingenciamento de recursos orçamentários para concluir obras estruturantes da Unifesspa, a exemplo do prédio de cinco pavimentos; o prédio do Galpão de Laboratório para as Engenharias, que beneficiará os cursos de graduação e pós-graduação; e recursos federais para a aquisição de um ônibus articulado para o transporte de alunos interligando a Cidade Universitária ao contexto urbano de Marabá.

No decorrer da reunião foi apresentado o panorama da situação financeira da Unifesspa, que vem sofrendo com contingenciamentos nos recursos de custeio e capital, no intuito de informar à comunidade universitária sobre o cenário de limitações financeiras impostas à Universidade. Os estudantes e servidores também tiraram dúvidas com a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) sobre redução de carga horária e a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) sobre políticas de bolsas e auxílios para os alunos de pós-graduação.

Novo prédio de laboratórios

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) concluiu a elaboração do projeto arquitetônico do Prédio de Laboratórios da Unidade III do Campus de Marabá. A nova estrutura terá uma área de 2.363 m2 e abrigará 23 laboratórios de diferentes áreas de ensino. Os detalhes do projeto foram apresentados pelo secretário de infraestrutura da Unifesspa, Lucas França, ao Instituto de Ciências Exatas (ICE), unidade acadêmica que originou a demanda de construção e que deverá ocupar a maior parte dos espaços. A expectativa é que a obra seja licitada em 2018.

Próximas reuniões

Na próxima quinta-feira (29), o Unifesspa de Todos Nós visita o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE). A reunião com a comunidade acadêmica está marcada às 16h30, no Auditório Central da Unidade II. No dia 3 de julho será a vez do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no Campus de Rondon do Pará, às 16h30; e no dia 4 de julho, acontece a reunião do Unifesspa de Todos Nós no Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), com reunião marcada para as 9h, no prédio do ILLA.