Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Consepe aprova projeto de especialização em Ensino, Educação Histórica e Direitos Humanos

  • Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 17h08
  • Última atualização em Domingo, 02 de Julho de 2017, 23h13
  • Acessos: 3832

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (CONSEPE/Unifesspa) aprovou o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Ensino, Educação Histórica e Direitos Humanos a ser ministrado por professores da Faculdade de História vinculado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), em Marabá. O Projeto Pedagógico da especialização foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros presentes à 6ª Reunião Ordinária do CONSEPE.

O curso será presencial e oferecerá entre 20 e 25 vagas para os estudantes da especialização a ser ministrada duas vezes por semana, nos turnos noturno e matutino. A especialização tem por objetivo à formação permanente de profissionais que trabalham ou desejam trabalhar nas áreas educacionais, culturais e sociais, bem como proporcionar aos universitários uma melhor qualificação profissional e inserção nos assuntos humanos para exercitar a prática didático pedagógica nas escolas e em espaços não formais que priorizem os diretos humanos no ensino e na pesquisa.
A especialização busca desenvolver um diálogo entre as suas diferentes temáticas, de modo a formar especialistas capacitados no Ensino, na Educação Histórica e na Educação para os Direitos Humanos.

O público alvo da especialização será preferencialmente os Licenciados em História, profissionais do Ensino de História no Ensino Fundamental, Médio e EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e demais profissionais com formação universitária licenciados e bacharéis nas áreas de Ciências Humanas.
A especialização proporcionará aos egressos condições de articular o seu aprendizado com o envolvimento inerente ao ensino, à pesquisa e à extensão em consolidação com a temática dos direitos humanos. Os especialistas poderão atuar como professor (a) em programas de Educação e em espaços culturais como, centros históricos e instituições de memória, pesquisa e de ensino.

Oferta de vagas e disciplinas

O edital para oferta de vagas está previsto para o início de julho de 2017. Serão ofertas no mínimo 20 e no máximo 25 vagas para os candidatos. A especialização terá 364 horas a serem ministradas em treze módulos (de 28 horas cada) divididas em dezoito meses. A especialização terá 20 horas teóricas e 8 horas de práticas distribuídas em: 1) História, Cultura, Sociedade e Direitos Humanos; 2) Cidade e Memória, Políticas Públicas e Cidadania; 3) Direitos Humanos e Historiografia Brasileira; 4) Teoria e Didática da História. Total de horas: 28 horas cada disciplina. Disciplinas com 16 horas teóricas e 12 horas práticas: 5) Educação em Direitos Humanos: Cultura, Sociedades Indígenas da Amazônia e Povos das Florestas; 6) Optativa – I; 7) Metodologia de Ensino e de Pesquisa; 8) Currículo e Transversalidade, Direitos Humanos e Cidadania (Op – II); 9) Materiais e livros didáticos: uso de fontes em sala de aula; 10) História: Gênero, Sexualidade e Cidadania; 11) Africanidades, Educação das relações étnico-raciais e Ações Afirmativas; 12) Oficina de Pesquisa em História; 13) Orientação e Elaboração de Artigos (TCC).

Justificativa
O curso de especialização se justifica por ser a formação acadêmica uma exigência que se coloca na realidade contemporânea, dada as constantes indagações e questionamentos provenientes dos diversos espaços de atuação profissional. Neste sentido, o curso de Ensino, Educação Histórica e Direitos Humanos, oferecido pela Faculdade de História da Unifesspa, tendo em vista as necessidades regionais da formação docente que seja capaz de integrar Ensino e Pesquisa, se propõe a estabelecer relações entre os saberes acadêmicos, populares e escolares relacionados as temáticas propostas. O curso se coloca como espaço diferenciado para questionamentos de concepções arraigadas na história e na sociedade e a busca de novas concepções e práticas à medida que possibilita buscar compreender o aprendizado histórico das comunidades escolares, movimentos sociais e sujeitos e culturas tradicionais da região do Sul do Pará.

Corpo docente
A especialização será coordenada pelo professor doutor Arilson dos Santos Gomes e Vice-Coordenação do professor José Amilton de Souza, atual vice-diretor da Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. São professores doutores no curso de especialização: Arilson do Santos Gomes, Carlo Guimarães Monti, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Geovanni Gomes Cabral, José Inaldo Chaves Junior, José Amilton de Souza, Lorena Santiago Fabeni, Maria Clara Sales Carneiro Sampaio, Reginaldo Cerqueira Sousa e Valéria Moreira Coelho de Melo. São professores mestres do curso de especialização: Cássio Augusto Samogin Almeida Guilherme, Fabio Tadeu de Melo Pessoa e Janailson Macêdo Luiz.

 

 

 

Fim do conteúdo da página