Unifesspa participa da organização do II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior

• Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 18h22
  • Última atualização em Domingo, 02 de Julho de 2017, 23h06

Naia COngresso UFRNA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA/Unifesspa) integra a comissão organizadora de três eventos simultâneos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Hotel Praia Mar: o II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, o I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste e o I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES - Instituições Federais de Ensino Superior que serão realizados em Natal (RN), no período de 28 de novembro a 1º de dezembro próximo.

Além da Unifesspa fazem parte da equipe organizadora a UFRN, a UFG, a UFSCar, a UFRRJ e a UFPR. A Unifesspa representa, também, a região Norte do Brasil nesses eventos com a presença da professora doutora Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, coordenadora do NAIA/Unifesspa. Os eventos são destinados a gestores, professores profissionais e alunos que exercem atividades na Educação Superior e têm por objetivo debater o panorama atual e as tendências da política de educação inclusiva no ensino superior, assim como discutir os avanços e desafios dos núcleos de acessibilidade no âmbito das IFES.

Informações sobre inscrição, programação, normas para apresentação de trabalhos, entre outros detalhes do evento estão disponíveis no site:  http://2cnienssup.ufrn.br/"Toda a comunidade Unifesspa está convidada a participar deste importante evento, inclusive com o envio de trabalhos", destacou a professora Lucélia Cardoso. Na programação estão previstos mesas redondas, rodas de conversas, um fórum, um encontro e apresentação de trabalhos. Com esses eventos serão possíveis avaliar as experiências das instituições federais de ensino superior das diferentes regiões brasileiras sobre a implantação e desenvolvimento de políticas de acessibilidade e inclusão, assim como avaliar as propostas de suportes e apoios pedagógicos delineados de diferentes realidades institucionais para os estudantes, visando assegurar uma política de qualidade em condições de igualdade de oportunidades.

Universidade inclusiva

Segundo Lucélia Rabelo, a Unifesspa tem muito a se orgulhar nesse cenário de inclusão acadêmica, pois apesar dos inúmeros desafios, o trabalho desenvolvido pela Instituição, através do NAIA articulado a setores e unidades da Universidade, tem impactado em melhorias no processo de inclusão acadêmica e contribuído com as questões de acessibilidade. “Por esta razão, nota-se um destaque no cenário nacional de suas políticas de cotas, em especial, bastante elogiada, além das experiências exitosas de inclusão, com o programa de apoiadores de inclusão e acessibilidade e processos formativos que promove na área de Educação Especial e acessibilidade”, descreve Lucélia Rabelo.

Para ela, essas iniciativas ao serem compartilhadas em reuniões de Comitês, publicações e eventos científicos, fazem o NAIA/Unifesspa figurar como uma referência em seu trabalho colaborando com a implementação de políticas institucionais, comprometidas com os direitos humanos voltados para a população com deficiência.

Reunião no NAIA

Hoje à tarde (29), aconteceu na sala do NAIA, localizado na Unidade 1 do Campus de Marabá, uma reunião para tornar as bibliotecas acessíveis às pessoas com deficiência na unidades 1 e 2 do Campus da Unifesspa em Marabá. A bibliotecária Nádia Lopes Serrão participou de reunião com a coordenadora do NAIA, Lucélia Rabelo e técnicos do NAIA. A reunião tratou de temas para melhorar o acesso das pessoas com deficiência em computadores da instituição e acervos da biblioteca em formatos acessíveis, que precisam ser adquiridos pela Unifesspa. Atualmente, são 63 pessoas com deficiência em diversos cursos superiores da Unifesspa que estão matriculados na instituição. A reunião tratou, também, da assegurar as condições de acessibilidade arquitetônica e física dos espaços das bibliotecas da Universidade que estão construídos e em construção; bem como material adequado para as pessoas com deficiência.