Reitoria promove reunião do Unifesspa de Todos Nós no Instituto de Geociências e Engenharias

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 16h38
  • Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 15h03

Unifesspa de todos IGE 2017Na última quinta-feira (29), o Programa "Unifesspa de Todos Nós" chegou ao Instituto de Geociências e Engenharias (IGE). O reitor Maurílio Monteiro, estudantes, professores e técnicos administrativos se reuniram no auditório da Unidade II, do Campus de Marabá para discutir as demandas que envolvem o Instituto.

O reitor da Unifesspa, e o diretor do IGE, José de Arimatéia Costa de Almeida, abriram a reunião, que contou com a presença de pró-reitores e gestores de unidades administrativas da Instituição.

Antes de iniciar os debates sobre as demandas do Instituto, o diretor do IGE informou que as obras de duplicação da avenida Ve-2, via principal em frente à Unidade II do Campus de Marabá, na Folha 17, bairro Nova Marabá, devem iniciar em até 120 dias, melhorando o tráfego e a segurança de alunos, servidores e pedestres em geral que andam pela avenida, contribuindo para a redução de acidentes no local.

Após as comunicações da Administração Superior, foi a vez dos participantes realizarem seus questionamentos e sugestões. Foram discutidas demandas sobre o quadro de servidores do Instituto, condições financeiras da Unifesspa, orçamento, infraestrutura, espaço físico para condicionamento das atividades dos centros acadêmicos, sugestão de proposta de criação de editais de recursos financeiros para realização de eventos na Instituição, edital MOBIN/MOBEX, ampliação do estacionamento, melhores parcerias para realização de atividades de laboratórios, Empresas Júnior, entre outros. Todas as demandas apresentadas tiveram resposta imediata dos gestores da Unifesspa.

O pro-reitor de Ensino de Graduação (PROEG), Elias Fagury, informou que está em processo de finalização a parceria que será realizada entre a Unifesspa e o Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Essa parceria vai viabilizar a utilização da estrutura do IFPA e vice-versa e tem como objetivo a intermediação e promoção de integração entre as duas Instituições. Próximo passo será tentar uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Ao fim da reunião o reitor Maurílio Monteiro agradeceu a presença de todos e disse que "devemos pensar numa Universidade que não tenha dogmas e preconceitos e que estamos à disposição da comunidade acadêmica". O diretor do IGE agradeceu a administração Superior pela oportunidade de dialogar com a comunidade acadêmica e mencionou que os estudantes têm um papel fundamental para a construção da Universidade.

Liberação de códigos de vagas

O reitor da Unifesspa informou que houve avanços no atendimento ao pedido de liberação de códigos de vagas para a contratação de mais professores e técnicos administrativos para os campi fora de sede. A informação foi confirmada em audiência realizada, em Brasília, no dia 28 de junho, com o Ministro de Educação, Mendonça Filho. Em ofício encaminhado ao Ministério do Planejamento, no último dia 21 de junho, o MEC solicita a autorização de 90 vagas para técnicos administrativos e 66 para docentes.

Duplicação da avenida em frente à Unidade II

Desde o ano passado, a Unifesspa vem buscando apoio das autoridades locais para solucionar o problema relacionado à segurança de alunos, servidores e pedestres em geral que trafegam pela avenida Ve-2, via principal em frente à Unidade II do Campus de Marabá, na Folha 17, bairro Nova Marabá. Dois ofícios chegaram a ser enviados à gestão anterior solicitando providências. Em fevereiro deste ano, o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, foi recebido pelo atual prefeito de Marabá e reforçou a urgência no atendimento ao pedido e apresentou um projeto de engenharia, elaborado por pesquisadores da Unifesspa, com sugestões de solução para melhorar a segurança na avenida. O prefeito demonstrou compromisso e afirmou a necessidade de duplicação da via. Vários acidentes envolvendo pedestres e motoristas já foram registrados no local e o problema foi pauta de discussão da reunião do Programa Institucional Unifesspa de Todos Nós, realizada ano passado, no Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Unifesspa.

Edital MOBIN/MOBEX

O pró-reitor Elias Fagury informou que o edital de mobilidade será lançado no mês de agosto ou setembro e que, primeiramente, o edital será aberto para a comunidade interna e, posteriormente, à comunidade externa e que o processo de seleção é baseado no coeficiente de rendimento do candidato.

Próximas reuniões

A próxima reunião do “Unifesspa de Todos Nós” acontece no Campus de Rondon do Pará, nesta segunda-feira (03), às 16h30, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). No dia 4 de julho, será a vez do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), com reunião marcada para as 9h, na sala 3 do prédio do ILLA na Unidade III do Campus de Marabá.