Professor da Unifesspa é homenageado com Título de Cidadania do Pará

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 16h17
  • Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 15h08

Davi PassosO professor, pesquisador e escritor José Davi Passos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi homenageado com o Título Honorífico de “Cidadão do Pará”, concedido pela Assembleia Legislativa do Pará em sessão solene realizada na última terça-feira, dia 27 de junho, no Plenário Newton Miranda, da ALEPA, em Belém.

A mesma Sessão Solene de Outorga de Títulos Honoríficos com homenagens às pessoas que realizaram serviços relevantes à sociedade e ao estado do Pará entregou outros 30 títulos de “Cidadão do Pará”. É o reconhecimento máximo da classe política estadual aos cidadãos que se destacaram pela sua atuação em suas áreas a favor da coletividade. A sessão solene marcou, também, o encerramento do período legislativo da 18ª Legislatura da ALEPA.

Davi Passos é vinculado à Faculdade de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas (ICH/Unifesspa), na Unidade I do Campus de Marabá. No semestre passado lecionou no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/Unifesspa), em Rondon do Pará. Davi Passos é autor do livro “Raízes da Filosofia da Educação: O nascimento da pedagogia ocidental” (Editora CRV, 2016). Como pesquisador Davi Passos tem se dedicado à pesquisar as áreas de filosofia, história e filosofia da educação com concentração na filosofia antiga desde os pré-socráticos a Santo Agostinho.

Histórico
Natural de Poço Fundo, Minas Gerais, Davi Passos é oriundo de uma família de camponeses produtores de grãos de café, situação em que permanece parte de seus familiares. Ele graduou-se em filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e na Faculdades Associadas Ipiranga (FAI) em São Paulo. Nessa época sentia-se vocacionado para ser padre. Cursou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo. Decidiu-se pelo magistério, atuou como professor das redes estadual e municipal de educação; deslocou-se para o interior do Pará onde fundou vários sindicatos de professores na região Sul e Sudeste e movimentou o sindicalismo popular.

Davi Passos foi o primeiro professor concursado do Campus de Marabá vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), embrião da Unifesspa. Nesse período cursou Mestrado em Filosofia Antiga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde também realizou os créditos de doutorado em Filosofia Grega Antiga.
Davi Passos ingressou na política e exerceu por dois mandatos o cargo de prefeito de Xinguara.

Com informações e foto do site ALEPA