Comunidade acadêmica do ICSA participa da reunião do Unifesspa de Todos Nós em Rondon do Pará

• Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 10h45
  • Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 11h11

UDTN ICSA 0087Estudantes, professores e técnicos administrativos que integram o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) participaram na segunda-feira (3), da reunião do programa Unifesspa de Todos Nós, realizada no miniauditório do Campus de Rondon do Pará. O encontro, promovido pela Administração Superior, tem como objetivo discutir os principais problemas do Instituto e definir encaminhamentos e soluções para melhorar o desempenho das atividades desenvolvidas no Campus. O momento de diálogo e participação da comunidade acadêmica foi conduzido pela diretora do ICSA, Érica Jucio dos Reis Ferreira e o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro. Foram apresentadas pela comunidade acadêmica diversas demandas relacionadas a estacionamento, espaço físico, biblioteca, cantina, instalação de xerox, entre outros assuntos.

O reitor estimulou a participação efetiva da comunidade acadêmica nas congregações para definir as prioridades de investimentos e ações do Instituto. “A Universidade é nossa, precisamos discutir nas congregações e, se necessário, no âmbito do Consad, as questões administrativas”, enfatizou. No decorrer da reunião foi apresentado o panorama da situação financeira da Unifesspa, que vem sofrendo com contingenciamentos nos recursos de custeio e capital, no intuito de informar à comunidade universitária sobre o cenário de limitações financeiras impostas à Universidade. O reitor destacou que a administração superior não cortou recursos do orçamento dos Institutos. Os estudantes e servidores também tiraram dúvidas com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) sobre políticas de bolsas e auxílios para os alunos dos campi fora de sede.

Ao término da reunião a diretora do ICSA, Erica Júcio, agradeceu a todos pela presença e destacou “ é sempre muito bom tê-los aqui, pois isso estreita ainda mais nossa confiança em promover um ensino público, gratuito e de qualidade”.

Biblioteca

O reitor informou que todos os livros previstos pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos de administração e ciências contábeis do Campus de Rondon já estão em processo de compra. Os projetos pedagógicos dos cursos estão disponibilizados nas páginas dos Institutos em que os cursos estão vinculados e no sistema Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), da Unifesspa.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)

Na ocasião, o pró-reitor, Diego Macedo, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) aproveitou para incentivar a participação dos docentes no edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) que deve ser publicado nos próximos dias. Serão ofertadas cerca de 60 bolsas, distribuídas em 15 programas (2 bolsas cada) e 30 projetos (1 bolsa cada). Os professores devem submeter suas propostas de extensão para concorrer as bolsas. Esse ano os programas de extensão terão vigência de 2 anos, salvo envio de relatórios parciais e projetos vigência de 1 ano.

Editais de Auxílios permanência, moradia, transporte e auxílio-creche

Para auxiliar os alunos e tirar dúvidas sobre as regras para participar do edital de auxílios permanência, moradia e creche o pró-reitor da Proex informou que 80% dos alunos da Unifesspa são de baixa renda e explicou a comunidade acadêmica que o edital é voltado para estudantes dos cursos de graduação que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não possuam condições de arcar com custeio total ou parcial com alimentação, moradia, material pedagógico, transporte e creche. A concessão de auxílio financeiro é oferecida durante o período de 6 meses, prorrogável por igual período.

UDTN ICSA 0066

UDTN ICSA 0037