Servidora da Unifesspa recebe prêmio inédito em Congresso de Saúde

• Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 17h06
  • Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 17h06

PremioDSQVA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará por meio da Divisão de Saúde e Qualidade Vida (Unifesspa/DSQV) recebeu o Prêmio Lennart Levi pelo pôster “Avaliação do Clima Organizacional do Setor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)”, apresentado pela psicóloga clínica Poliana Gonçalves Ferreira, no 17º Congresso de Stress da ISMA-BR, realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 20 e 22 de junho passado. Foi a primeira vez que a Unifesspa ganhou esse prêmio.

Foram mais de 250 trabalhos orais e pôsteres presenciais e digitais apresentados no Congresso de Stress, que aconteceu, paralelamente, às atividades do 19º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 5º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. No trabalho, a psicóloga Poliana Ferreira avaliou o clima organizacional da Unifesspa e identificou os fatores que interferem no ambiente de trabalho dos servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) de uma instituição pública de ensino.

A ferramenta para levantamento dos dados utilizada por Poliana foi questionário, baseado no modelo proposto por Carlos Alberto Ferreira Bispo (2008), aplicado para 17 servidores por meio de um composto de questões a fim de expor a atual situação do clima organizacional da PROGEP. A análise dos resultados globais demonstrou que o clima organizacional foi percebido de forma bastante satisfatória pelo conjunto de respondentes, ressaltando-se a estrutura organizacional foi o parâmetro que apresentou a melhor avaliação dentre os fatores. Por outro lado, a segurança pública, política e economia, que verifica a percepção dos funcionários sobre as conjunturas atuais do local onde os servidores estão inseridos, apresentou a avaliação menos satisfatória. Leia o trabalho completo em http://www.ismabrasil.com.br/trabalho/64

Congresso ISMA-BR

Este ano, o terceiro evento mais importante do mundo na área, reuniu representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, entre estes, professores, universitários e profissionais da área da saúde; além de administradores, empresários, dirigentes e gestores de RH. Também estiveram presentes servidores públicos, profissionais da área de segurança pública e privada, bem como engenheiros e técnicos de segurança. O 17º Congresso de Stress da ISMA-BR teve como tema “Trabalho, Stress e Saúde: soluções para o burnout – da teoria à ação”. A síndrome de burnout ou esgotamento profissional (nível devastador de estresse) atinge 32% dos trabalhadores brasileiros, segundo estudos da ISMA-BR.

Na pesquisa, 88% dos entrevistados afirmam sentir dores musculares, 89% estão ansiosos e 63% estão consumindo álcool como forma de se anestesiar do sofrimento. Para eles, o fator mais estressante é a incerteza em relação ao futuro e a falta de reconhecimento no trabalho. Os temas selecionados para o congresso de 2017 atendem a uma demanda atual que envolverá experiências empresariais e pesquisas na área.