Comunidade acadêmica lota reunião do Unifesspa de Todos Nós no ILLA

• Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 12h39
  • Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 14h56

UDTN ILLA 0165

Estudantes, professores e técnicos administrativos do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lotaram a sala reservada à reunião do “Unifesspa de Todos Nós” no Instituto para participar de mais um momento de interação com a Reitoria. O objetivo do programa institucional é aproximar os membros da Administração Superior da Unifesspa da comunidade acadêmica, buscando o compartilhamento de ideias, sugestões e informações que possam refletir no desempenho de cada Instituto.

Durante a reunião, realizada na terça-feira (4), os alunos e servidores puderam conversar demoradamente sobre os desafios a serem superados no Instituto e na Unifesspa como um todo para melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela Instituição.

Entre os destaques apresentados pelos discentes estão a melhoria da infraestrutura para o desenvolvimento do curso de Artes Visuais, a implantação de biblioteca na Unidade III do Campus de Marabá, aperfeiçoamento do transporte Interunidades, disponibilização de espaço físico para sede dos movimentos estudantis, entre outros temas.

O Instituto também defendeu a necessidade de contratação de mais professores substitutos e efetivos para atender à demanda de criação de novos cursos. O reitor informou que houve avanços no atendimento ao pedido de liberação de códigos de vagas, junto ao Ministério da Educação, para a contratação de mais professores e técnicos administrativos. Foram solicitadas 90 vagas para técnicos administrativos e 66 para docentes para atender à Unifesspa, em especial aos campi fora de sede.

Canais de participação

UDTN ILLA 0206

Durante a reunião o reitor falou sobre os canais de comunicação, destacando a Ouvidoria como um canal importante e seguro para que os usuários possam fazer denúncias, sugestões, críticas ou elogios. O dirigente máximo também estimulou a participação da comunidade acadêmica da Unifesspa, em especial, os estudantes nas decisões da Universidade, comparecendo às reuniões ordinárias dos conselhos superiores: Consun, Consad e Consepe.

Galpão de Artes Visuais

Os discentes pediram agilidade na construção de um galpão de artes para melhorar a qualidade das aulas práticas do curso.  Para agilizar o atendimento a esta demanda, foi avaliada a possibilidade de adequar a estrutura do prédio Central de Logística, em construção na Unidade III do Campus de Marabá, para receber o galpão de Artes Visuais.

Transporte

Em relação ao transporte, os gestores explicaram que as medidas tomadas seguem as normas técnicas de segurança da ABNT e está em andamento um processo de criação de identificação dos alunos e servidores, para um melhor controle do uso do transporte interunidades. Além disso, há um planejamento a médio prazo para aquisição de um ônibus articulado, com maior capacidade de lotação.

O professor João Leno Pereira de Maria elogiou a proposta do programa Unifesspa de Todos Nós que, segundo ele, fortalece um ambiente de diálogo na comunidade acadêmica e agradeceu a iniciativa da Gestão da Unifesspa. Outros servidores e alunos também elogiaram a iniciativa e a transparência na administração dos recursos da Unifesspa.

UDTN ILLA 0149