Docentes da Unifesspa participam de oficina de formação pedagógica com professora da UFPR

• Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 16h20
  • Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2017, 10h04

Cap Docente 0051A consultora pedagógica Léa das Graças Camargos Anastasiou, professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ministrou, ontem (06), durante o dia, a Oficina de Formação Pedagógica “Docência universitária, com foco na metodologia e estratégias ativas”, para os professores e técnicos administrativos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na Unidade 3 do Campus de Marabá. A oficina mobilizou professores dos campi de Marabá e fora de sede que vieram para o encontro pedagógico realizado na Sala 09, do novo prédio Multiuso, discutir as metodologias e estratégias a serem utilizadas em sala de aula. A oficina antecedeu o II Seminário Institucional de Formação Docentes da Unifesspa, que acontece hoje, dia 07, desde as 9h, no Auditório da Unidade II, em Marabá.

Textos introdutórios foram distribuídos para os participantes a fim de propiciar o debate sobre Metodologia Dialética em Sala de Aula e o Processo de Ensinagem para revisar elementos determinantes da ação docente visando a construção do conhecimento. Para Léa Anastasiou, os professores se mostraram interessados e participativos nas atividades que movimentaram a Oficina de Formação Pedagógica. “Com uma equipe técnica e professores comprometidos foi fácil fazer esse trabalho hoje”, avaliou a pesquisadora.

Temas

Entre os temas da oficina o destaque foi a discussão sobre a vivência e as análises de estratégias de aulas universitárias, conforme a necessidade pontuada pelo grupo, dentre as categorias (1) introdução de saberes; (2) construção de sistematização; (3) elaboração de síntese ou acompanhamento da aprendizagem. Segundo Anastasiou, a oficina produziu debates relevantes.  “Acho que muitas reflexões importantes foram feitas hoje”. Para a professora, a construção de uma cultura de formação de professores é fundamental para as mudanças e melhorias no processo de ensino, pesquisa e extensão “porque pelas novas diretrizes, os currículos têm que ter um salto qualitativo e; para mudar essa qualidade da organização curricular, a formação de professores é essencial. Por outro lado, toda vez que se forma melhor o professor melhora a qualidade do currículo. É um elo, uma coisa impulsa a outra e vice e versa”, afirmou.

Em sua avaliação, os professores presentes aproveitaram os conteúdos oferecidos e isso fará diferença. Entre os obstáculos, ela apontou a identificação dos professores com a realidade da região Sul e Sudeste do Pará. “Se os professores que estão vindo para a Unifesspa estiverem se identificando e permanecendo terão uma equipe maravilhosa: professores jovens, com boa formação e se eles compram a profissão docente e o local, aí a Amazônia vai crescer mais que o restante do País. Vai ser uma maravilha”, sentenciou a pesquisadora.

Cap Docente 0046Currículo

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1975), com especialização em Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior e Psicodrama Pedagógico, Léa das Graças Camargos Anastasiou tem mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002).

Professora aposentada pela Universidade Federal do Paraná, atuou como consultora para reforma curricular em matriz integrativa do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, na Estadual de Londrina, na Unochapeco e no Curso de Enfermagem da USP. Atuou no Curso de Pedagogia Universitária para docentes, coordenadores e assessores pedagógicos na USP, de 2007 a 2009. Entre 2011 e 2014 atuou junto ao Curso de Medicina da UFG, de Enfermagem e Medicina da Famema , cursos da área de Saúde da UNB, a formação continuada de docentes da UNIPAMPA, Universidade Federal dos Pampas,.a UFRB ( Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e ao Programa de Estudos dos NDEs da UEL.

Participou da Pesquisa Avaliação das Mudanças Curriculares e Indicadores de Metacognição na graduação em Saúde, e pesquisa também re-organização de currículos em processos integrativos, em parceria com corpo docente institucional. Atende no presente ano a UNB, visando aprofundar estágios articulados em cenários de prática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, processo de ensinagem, diretrizes curriculares, aprendizagem, metodologia e avaliação, metacognição, matriz articulada, metodologia de ensino superior na formação continuada do docente universitário e papel pedagógico das coordenações de curso.