Unifesspa dará apoio logístico e técnico ao DCE JR para emissão de carteirinhas de estudante

• Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 16h50
  • Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2017, 16h52

Reuniao DCE 0058A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai garantir apoio logístico e técnico ao Diretório Central dos Estudantes José de Ribamar (DCE JR) para a emissão de carteirinhas estudantis para os discentes da Instituição. O documento poderá ser usado como identificação estudantil além do direito à meia-entrada em cinemas, espetáculos teatrais, esportivos, musicais, entre outros eventos culturais, conforme previsto pela lei 12.933/2013.

Os primeiros encaminhamentos o início do processo de emissão do documento foram feitos ontem (6), durante uma reunião no Gabinete da Reitoria. Os estudantes Igor Silva (coordenador geral do DCE), Ruth Santana (coordenadora geral DCE) e Tayllon Fontinele (coordenador de Assuntos Estudantis do DCE) foram recebidos pelo reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio Monteiro para discutir o tema, entre outras demandas da classe estudantil.

Também participaram da reunião com os representantes do DCE JR, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Diego Macêdo, o chefe da Divisão da Diretoria de Compras, contratos e serviços, Leandro Maia, o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, Hugo Kuribayashi, o chefe da Divisão de Obras e Serviços de Engenharia, Tiago dos Santos Garcia e o chefe de gabinete, Manoel Sousa da Silva Júnior.

Transporte Interunidades

A Unifesspa vem buscando soluções para organizar o fluxo no serviço de transporte entre as unidades do Campus de Marabá. No início do semestre letivo, foi divulgado um novo itinerário que buscou ordenar os horários dos ônibus com o início das aulas nos institutos, além de acrescentar mais três ônibus na rota entre as unidades I e III. As medidas foram tomadas após ampla reflexão sobre o tema no âmbito da Administração Superior e dos conselhos superiores da Unifesspa.

O fomento à emissão das carteirinhas também faz parte desse conjunto de medidas, tendo em vista a necessidade de identificação das pessoas que utilizam os ônibus coletivo da Unifesspa. Para os estudantes da Unifesspa, a carteirinha também terá esta função. Os servidores também receberão um documento de identificação para garantir o livre acesso aos ônibus da Unifesspa. A ideia é que a comunidade acadêmica da Unifesspa passe a se identificar durante o uso do transporte interunidades, fazendo uso deste documento com foto, aumentando a segurança e organizando o fluxo do transporte coletivo.

Otimização da rota

Durante a reunião, os representantes do DCE sugeriram a realização de um estudo sobre a otimização da rota de ônibus, para que seja viabilizado o retorno do transporte até a Unidade II do Campus Marabá (Folha 17), que abriga os institutos de Geociências e Engenharias e Ciências Exatas.  O DCE se comprometeu a mobilizar estudantes para a realização do estudo e, assim, contribuir com a organização da rota, visando a oferta de transporte interunidades para os estudantes dos dois institutos.

Outro encaminhamento da reunião foi a apresentação de uma proposta de espaço para funcionamento da sede do DCE JR, apresentado pela Secretaria de Infraestrutura. Os estudantes irão se reunir no próximo dia 15 de julho para avaliar as sugestões apresentadas pela Unifesspa. Ao final da reunião, o reitor Maurílio Monteiro reforçou a importância de participação dos discentes nas decisões da Universidade, participando ativamente dos espaços de debates, fóruns e conselhos, convidando ainda os representantes do DCE a, sempre que possível, se fazerem presentes nessas reuniões.