Professora do ICSA tem artigos aceitos em congresso nos EUA

• Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2017, 10h50
  • Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2017, 11h30

headerA professora doutora em física Andréa de Lima Ferreira Novais, vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/Unifesspa) teve dois artigos aceitos no 10th International Topical Meeting on Industrial Radiation And Radioisotope Measurement Applications – IRRMA X, a ser realizado no período de 9 a 13 de julho de 2017  no Swissôtel Chicago, Illinois, EUA. O evento é organizado pelo Departamento de Engenharia Nuclear, Plasma e Radiológica da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Os artigos estarão publicados em revista avaliada como Qualis Periódicos B2 - classificação que está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. O Qualis é um conjunto de procedimentos utilizados pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

O IRRMA X é um evento trienal organizado com o objetivo de reunir pesquisadores, cientistas e engenheiros de todo o mundo que compartilham o interesse em aplicações de medição de radiação e radioisótopos. O primeiro trabalho intitulado de Andréa Novais é sobre “Excitation, luminescence and lifetime of CaO–Al2O3–H3BO3–Yb3+and CaO–Al2O3–H3BO3–Ce3+ rare-earth-doped borate glasses” que trata sobre a produção e caracterização de materiais amorfos (vidros) com potenciais aplicações em áreas tecnológicas, telecomunicações (fibras óticas) e na medicina (dosímetros).
O segundo trabalho dela é intitulado “Thermoluminescence and Optically Stimulated Luminescence of PbO–H3BO3 and PbO–H3BO3–Al2O3 glasses”, que descreve a síntese de amorfos (vidros) e suas características termoluminescentes e de luminescência opticamente estimulada. Essas características são utilizadas para analisar o potencial de aplicabilidade dos citados materiais.