Seminário apresenta novo PPC do curso de Artes Visuais aos alunos e professores

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 15h11
  • Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 15h33

ppcartes2Estudantes e professores do Curso de Artes Visuais da Unifesspa participaram do I Seminário de Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Artes Visuais (PPC). O objetivo do evento era apresentar aos docentes e alunos novos e veteranos as principais mudanças ocorridas com a aprovação do novo PPC, externando aos acadêmicos o novo perfil pedagógico do curso.

O seminário aconteceu na noite do dia 7 de julho, no auditório central da Unidade I do Campus de Marabá.  "Na ocasião estivemos debatendo acerca, também, da conjuntura social e política, do perfil do egresso, campos de atuação profissional e das políticas afirmativas das quais estamos imersos em nossas construções. Foi um salutar encontro e de profícuo e esclarecedor debate", avaliou o professor João Pereira, que ao final do Seminário fez o pré-lançamento do seu livro de poesia, intitulado "Primeira Pedra".

lançamentolivroJoaoPereira

O curso de Artes Visuais ligado ao Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), no Campus de Marabá, é ofertado na modalidade presencial. O funcionamento do curso é vespertino ou noturno, no período extensivo, com oferta de trinta vagas anuais e regime acadêmico seriado. O curso de Artes Visuais tem carga horária de 3.400 horas, duração mínima de quatro anos (ou oito semestres) e máxima de seis anos (ou doze semestres).

O objetivo do curso é a formação de profissionais habilitados para atuarem na Educação Básica com o intuito de promover o processo de ensino e aprendizagem das Artes Visuais, bem como impulsionar a pesquisa em arte e a sua produção no âmbito cultural e social das regiões Sul e Sudeste do Pará. De acordo com a coordenação do Curso de Artes Visuais, o novo PPC traz uma proposta inovadora e mais correspondente à realidade do Curso, promovendo o perfil triplo da formação do aluno, que é o pesquisador de artes, o artista e o arte educador.

TCC e estágio

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Artes Visuais é atividade obrigatória, conforme previsto no Regulamento de Ensino de Graduação da Unifesspa. Para sua execução, o aluno de Artes Visuais terá as disciplinas de TCC I e TCC II, correspondentes a 120 horas de atividade na carga horária do curso. O estágio supervisionado é outra atividade obrigatória, “concebida como mais um espaço formativo, com carga horária total de 400 horas, distribuídas em quatro disciplinas sequenciais que integram a Estrutura Curricular do Curso”.

Como forma de integrar ensino, pesquisa e extenso, estão destinadas 340 horas a realização de atividades extensionistas a serem desenvolvidas por meio das disciplinas Práticas Integradas de Pesquisa e Extensão (PIPE), Laboratório Prático da dimensão de Fundamentos, Experimentação e Reflexos de Meio em Artes “Arte na Educação”, “Cultura, Currículo de Avaliação em Artes Visuais II”; “Didática Aplicada ao Ensino das Artes Visuais”; “Fundamento do Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais I”; “Fundamentos do Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais II”; “Laboratório de Construção de Material Didático para o Ensino das Artes Visuais”; “Libras”; “Prática Artística Inclusiva I”; ‘Prática Artística Inclusiva II”; “Psicologia da Educação”; “TICs, Arte e Educação”, das atividades complementares e dos projetos e programas de Extensão: “Arte na Escola”; “Arte para Todos”; e o “Media Lab/Unifesspa”.

apresentaçãoPPCArtesVisuais