Unifesspa abrirá 70 vagas para bolsistas de extensão do PIBEX

• Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2017, 17h47
  • Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2017, 09h05

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, da Diretoria de Ação Intercultura e da Divisão de Programas e Projetos (Unifesspa/PROEX/DAI/DPP) vai disponibilizar setenta vagas para bolsistas de extensão, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) destinados a estudantes universitários oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Os recursos de fomento à extensão universitária são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. As inscrições para o PIBEX estarão abertas a partir do dia 27 de julho até o dia 14 de agosto próximo, exclusivamente, no Módulo de Extensão do SIGAA, no endereço eletrônico https://sigaa.unifesspa.edu.br/sigaaAs propostas devem ser apresentadas pelos técnicos administrativos com nível superior e professores da Unifesspa. Serão selecionados 15 Programas e 40 Projetos de Extensão. A distribuição das bolsas será na proporção de duas bolsas por Programa e uma bolsa por Projeto.

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) destina-se a financiar, por meio de concessão de bolsas, ações de extensão que integrem também o ensino e a pesquisa no formato de Programas ou Projetos de Extensão, originários das unidades acadêmicas ou administrativas da universidade, com potencial de implementar, de forma qualitativa, experiências acadêmicas na relação universidade-sociedade, com ênfase na transformação social e territorial, fundamentadas no Plano Nacional de Extensão, visando o fortalecimento e ampliação das atividades de extensão da Unifesspa.

Programas e Projetos

Os Programas de Extensão terão duração de (02) dois anos. O edital contextualiza o programa de extensão como o “conjunto articulado de projetos e ações de médio e longo prazos, cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade, no que se refere à abrangência territorial e populacional, se integre às linhas de ensino e pesquisa desenvolvidas pela instituição, nos termos de seus projetos político-pedagógico e de desenvolvimento institucional”. Os Projetos de Extensão são ações formalizadas, com objetivos específicos e prazos determinados, visando resultado de mútuo interesse, para a sociedade e para a comunidade acadêmica. Os projetos terão duração de um ano.

O PIBEX tem como objetivos:
a)Apoiar a inserção da dimensão acadêmica da extensão na formação dos estudantes e na construção do conhecimento, com propósito de construir na universidade um espaço de formação intercultural e de promoção da pluralidade cultural e epistemológica;
b) Apoiar práticas extensionistas, preferencialmente interdisciplinares, que priorizem a interação dialógica de saberes, de práticas de conhecimento e de ação, bem como fortaleçam a colaboração em projetos de emancipação humana;
c) Estimular a relação universidade-sociedade valorizando suas múltiplas dimensões (ética, sociocultural, econômico-produtiva, ecológica e político-organizativa) e a diversidade regional, tanto do ponto de vista da sociedade, como da natureza;
d) Incentivar ações que integrem as dimensões educativas, culturais, científicas e políticas;
e) Estimular a integração de docentes e discentes que desenvolvam experiências de inserção social crítico-propositiva de extensão com políticas públicas e na articulação com os movimentos sociais, por meio de Programas ou Projetos estruturantes e capazes de gerar desenvolvimento social;
f) Potencializar a função social da universidade, a natureza acadêmica e a função pública da extensão universitária;
g) Promover o exercício da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão de forma a assegurar a dimensão acadêmica da extensão na formação dos estudantes, bem como oportunizar espaços de extensão na condução de pesquisas;
h) Contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio do contato direto dos docentes e discentes com a realidade regional e nacional, visando à formação de pensamento crítico, ao trabalho coletivo, ao senso de solidariedade e à justiça social;
i) Incentivar a produção de material formativo a partir da realização das atividades previstas nos Programas ou Projetos apoiados;
j) Incentivar a produção acadêmica dos discentes, a partir da reflexão acerca das atividades desenvolvidas nos Programas ou Projetos apoiados.

Confira outros detalhes da seleção no edital.