CTIC implanta sistema online para organização de eventos da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2017, 15h26
  • Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2017, 18h21

SIGE 0013

O Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) é um sistema que permite criar/alterar e gerenciar os eventos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), de forma online e de onde o administrador do evento estiver. O SIGEventos é acessado por meio do site da Unifesspa pelos professores, técnicos administrativos e alunos com o login e senha do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). A criação do primeiro evento (Encontro; Simpósio; Semana Acadêmica; ou outra nomenclatura) pode ser solicitado através de chamado a ser aberto ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/Unifesspa). A partir desse evento, os próximos já não dependem do CTIC e sim do organizador.

O CTIC cria “perfis envolvidos” que podem gerenciar o evento, sem mais envolvimento direto de outros setores ou pessoas. Entre os “perfis” que podem ser criados estão o de (1) Administrador do SIGEventos que é a pessoa que gerencia os eventos da Instituição; (2) Gestor de Avaliação que realiza a avaliação final dos trabalhos inscritos em eventos da Instituição. Decide se o trabalho vai participar ou não do evento; (3) de Avaliador que realiza a avaliação dos trabalhos submetidos nos eventos da Instituição. Dá apenas o parecer, mas não tem poder para aprovar o trabalho no evento; e (4) de participante que está autorizado a utilizar o sistema, seja como avaliador ou apenas para submeter trabalhos.

O administrador Jordânio Silva Santos, Chefe de Divisão de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) considera importante o novo sistema que oferece segurança, padrão e qualidade aos eventos acadêmicos da Unifesspa. “Cabe a cada organizador modificar o conteúdo de cada aba do seu evento, acrescentando conteúdo ou retirando sempre que necessário”, completa. Jordânio também destacou a autonomia e a rapidez que os organizadores de eventos passam a ter com a emissão de diplomas digitais para ouvintes, autores, co-autores e demais envolvidos no evento.

O certificado fornecido pela Unifesspa será digital e conterá um Código Verificador de Autenticidade, que poderá ser conferido pela internet pelos interessados. Mesmo em eventos que a comunidade externa possa participar, não sendo o interessando aluno ou servidor da Unifesspa (professores e técnicos administrativos), o SIGEventos permite ao interessado se cadastrar pelo sistema para assistir ao evento e receber o certificado de participação.

Para Antônia Silva e Sousa, técnica administrativa do CTIC, o sistema SIGEventos vai possibilitar que as Pró-Reitorias, Institutos, Faculdades, Núcleos e demais estruturas da Unifesspa consigam realizar os eventos acadêmicos com mais rapidez e autonomia, a partir do domínio da plataforma. Antônia destacou ainda o recente treinamento de pessoal que o CTIC realizou com o NAIA (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa) sobre as funcionalidades da nova plataforma. O NAIA foi o primeiro setor da Unifesspa a utilizar a plataforma para inscrições de trabalhos para o IV Congresso Paraense de Educação Especial, previsto para acontecer no período de 18 a 20 de outubro próximo, em Marabá (https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2017).

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) também já está utilizando o novo sistema na organização do III Seminário de Inciação Científica, que acontecerá em setembro. Pelo SigEventos, os participantes já podem submeter trabalhos e saber detalhes do evento ( https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/IIISIC2017). Cada integrante da comunidade acadêmica pode acessar o calendário de eventos já disponíveis no sistema utilizando seu login e senha padrão.

Funcionalidades

Dentre as funções disponíveis na ferramenta, o CTIC destaca a Criação de Eventos, Submissão de Trabalhos, Avaliação das Submissões, Inscrição de Participantes internos (login do SIGAA) e externos, Construção de questionário para inscrição, Agendas de Eventos concentrada (painel com todos os eventos registrados no SIGEventos) e Geração de certificados, dentre outras abas.