Conferência Regional da Estatuinte discute Documento de Referência 1

• Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 19h23
  • Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 20h46

ConferênciaRegionalMarabaProfessores, técnicos administrativos, universitários e integrantes da sociedade civil organizada lotaram o auditório da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na Unidade I, Campus de Marabá, por nove horas, na Conferência Regional da Estatuinte para discutir o Documento de Referência 1 (DR-1), e sugestões que possam ser acrescentadas ou retiradas para a formulação do Documento de Referência 2 (DR-2) que visa criar o Estatuto e o Regimento Geral da Unifesspa. Simultaneamente, foi realizada a Conferência Regional no Campus de Rondon do Pará, com ampla participação da comunidade acadêmica.

O DR-1 foi discutido como indicações colhidas nas Conferências Livres realizadas em cada campi da Unifesspa. As Conferências Livres discutiram cinco eixos temáticos: Universidade, Princípios e Finalidades (Eixo 1); Organização didático-cientifica (Eixo 2); Comunidade universitária (Eixo 3); Estrutura acadêmica e administrativa (Eixo 4); e Gestão de pessoal e valorização dos servidores (Eixo 5) e produziram o Documento Referência 01, que foi amplamente debatido ontem.

A comunidade acadêmica e outros interessados têm até o dia 03 de agosto próximo, para apresentar sugestões de complementação ou retirada de trechos de artigos em cada eixo temático, por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O texto original do DR-1, sem os acrescimentos propostos na discussão de ontem, está disponível em https://estatuinte.unifesspa.edu.br/475-documento-referencia-i-disponivel.html. Segundo a professora Hildete Pereira dos Anjos, o Documento de Referência 01 foi produzido a partir “das melhores contribuições, tanto da produção acadêmica local quanto nacional, para inspirar um Estatuto que dê conta das especificidades de uma Universidade que se insere nas dinâmicas territoriais a partir de um ponto de vista crítico, engajado, enraizado nas lutas por justiça e melhores condições de existência, sem perder de vista a qualidade de sua produção acadêmica”.

SIGEleições
A Assembleia Geral da Estatuinte aprovou por 135 votos contra 30 que a votação para a escolha dos Delegados do Processo Estatuinte será realizada pelo sistema SIGEleições, administrado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Cada usuário utilizará seu login e senha para votar no representante de sua categoria, seja professor, técnico administrativo ou aluno, de qualquer lugar do País, com acesso a computador ou dispositivos móveis com acesso à internet. Para os membros da sociedade civil que desejarem votar em seu representante, o CTIC vai disponibilizar um cadastro, durante determinado período, para que este seja devidamente identificado e possa exercer seu direito de voto.

Prorrogação de prazo
A Comissão Organizadora da Estatuinte pediu que fosse incluído na pauta do Conselho Universitário (CONSUN) da Unifesspa, marcado para o dia 10 de agosto próximo, uma prorrogação em seis meses do prazo para conclusão do Processo Estatuinte. De acordo com a decisão do CONSUN, a Comissão Organizadora vai se posicionar sobre a data para a eleição dos delegados do Processo Estatuinte. Aos delegados do Processo Estatuinte caberão analisar e votar o Documento de Referência 2 (DR-2) que servirá para produção do Estatuto da Unifesspa e do Regimento Geral da Unifesspa.