Idiomas Sem Fronteiras: Inscrições para cursos gratuitos de inglês na Unifesspa vão até 2 de agosto

• Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2017, 16h46
  • Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2017, 10h11

Estão abertas as inscrições para alunos de graduação, de pós-graduação e servidores (técnicos administrativos e professores) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que queiram fazer cursos de Inglês presenciais, na Unifesspa, a partir de 14 de agosto. As inscrições terminam no dia 2 de agosto, próxima quarta-feira e devem ser feitas pelo portal do aluno IsF (isfaluno.mec.gov.br) ou pelo aplicativo, que pode ser baixado no tablet ou smartphone.

Os interessados devem fazer primeiro o teste de nivelamento do programa My English Online(MEO), oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta primeira oferta, o Núcleo de Línguas (NucLi-Unifesspa) está disponibilizando 150 vagas, divididas em seis turmas, para os níveis A2, B1 e B2 de inglês. A data de encerramento de inscrições, dia 02 de agosto, faz parte do calendário do Núcleo Gestor, em Brasília.

A coordenadora do NucLi Unifesspa, professora doutora Renata Lucena Dalmaso, orienta os alunos que tenham qualquer dificuldade no processo de inscrição e cadastro, que procurem o NucLi para dirimir as dúvidas. “A divulgação gerou bastante expectativa e muitas pessoas estão se mobilizando para se inscreverem. É importante que os interessados que tiverem alguma dúvida no processo, entrem em contato com o NucLi para que possamos ajudá-los, visto que o sistema está em fase de transição entre plataformas. “Estamos tentando ao máximo dar conta dessas dificuldades para que todos possam se inscrever ainda nesta oferta, mas é importante destacar que faremos mais duas ofertas de cursos presenciais ainda neste ano”, acrescentou.

Quem ainda não fez o teste de nivelamento, basta acessar o endereço: http://cadastro.myenglishonline.com.br/ (se for aluno) ou http://meo.capes.gov.br/sys/meo/inscricao/acesso (se for servidor) para se inscrever no MEO e fazer o teste de nivelamento.

Turmas ofertadas nas Unidades 2 e 3

A primeira oferta de vagas apresenta cursos de 16 e 32 horas. A atual proposta prevê oferecer cursos nas unidades II e III dos Campi sede, em Marabá. Confira a tabela de cursos disponíveis nesta primeira oferta:

Nome curso Carga horária Local Horário Nível Data Início Data Final
Compreensão escrita: artigos científicos 16 IGE Campus II Terças - vespertino B1 14/08 05/09
Produção Oral: Comunicações acadêmicas 32 ILLA Campus III Quintas - vespertino B2 14/08 19/10
TOEFL ITP: Simulados 16 IGE Campus II Terças - noturno B1 14/08 05/09
Inglês para fins específicos: Engenharia 32 IGE Campus II Terças - vespertino B1 14/08 03/10
Compreensão oral: palestras e aulas 32 ILLA Campus III Segundas - vespertino A2 14/08 02/10
Exames de proficiência: familiarização 16 ILLA Campus III Quartas - vespertino A2 14/08 06/09

Para mais informações sobre os o ISF na Unifesspa, consulte a página do NucLi-Unifesspa, ou entre em contato pelo telefone: (94) 2101-7154, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.O NucLi fica localizado no segundo andar do prédio do ILLA, na Unidade III do Campus de Marabá. Também é possível seguir a página do Núcleo no Facebook.

Importância do curso de Inglês
A importância da internacionalização não está somente em acessar o que é falado na comunidade científica internacional, mas também a possibilidade de podermos nós mesmos, brasileiros, do Pará, da Unifesspa, participar desse diálogo global. O domínio de outro idioma, principalmente no nosso contexto acadêmico, é primordial se queremos sair da condição de espectadores e quisermos nos apoderar da condição de protagonistas na produção do conhecimento. “É esse o projeto do Idiomas Sem Fronteiras e acredito muito nele para a Unifesspa”, diz Renata.

Programa

O IsF é um programa do Mec com o objetivo de promover uma política linguística que capacite a comunidade acadêmica para a demanda de internacionalização da universidade. Como internacionalização, entende-se a participação de profissionais formados e em formação em diálogos globais dentro de suas áreas de atuação, seja através de intercâmbios, participações em eventos internacionais, leituras de artigos acadêmico-científicos e produção e publicação de pesquisas em periódicos de alcance internacionais.

A oferta de cursos gratuitos de línguas faz parte da contínua construção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Além dos cursos presenciais, oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas ao programa, o IsF também oferece cursos online gratuitos, via MEO e, eventualmente, aplica testes de proficiência, como o TOEFL ITP.