Comunidade acadêmica comemora 10 anos do curso de Química com eventos

• Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2017, 17h03
  • Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 09h46

20543786 1583761798363049 5191179713463534937 o

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em comemoração aos dez anos de implantação do curso de graduação em Química e ao primeiro ano de implantação e funcionamento do curso de pós-graduação em nível de mestrado acadêmico em Química, oferecidos pela instituição, está organizando dois eventos científicos, que ajudarão em seus objetivos de integrar o tripé universitário ensino, pesquisa e extensão; e de produzir um amplo debate da comunidade universitária em relação aos rumos do ensino superior vigente.

Acontecem, paralelamente, o “3º Encontro Regional da SBQ-PA” e a “1ª Escola de Verão Paraense de Química”, no período de 27 a 30 de novembro, na Unidade II do Campus da Unifesspa, em Marabá. Os eventos vislumbrarão a criação de um cenário coletivo e dinâmico entre os diferentes sujeitos do ensino-aprendizagem (professores, universitários, técnicos administrativos, gestão administrativa e técnica; professores da rede pública federal, estadual e municipal; e integrantes da comunidade em geral), onde as principais metas elencadas para a educação superior contemporânea serão amplamente discutidas.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Direção da Faculdade de Química (FAQUIM/Unifesspa) na Unidade II, localizada na Folha 17, Quadra 4, Lote Especial, Nova Marabá-PA; de segunda sexta, nos horários de 09h às 12h e 14h às 17h; ou por meio eletrônico com o preenchimento da ficha de inscrição disponível em https://spqpara.unifesspa.edu.br/index.php/formularios.

Após esses procedimentos, os interessados precisam pagar uma taxa de inscrição, de acordo com o perfil do interessado – estudante de graduação; estudante de pós-graduação; professores da educação básica; profissionais e servidores públicos; e professores do ensino superior; e se optarem uma taxa adicional por minicursos que serão oferecidos no período. Os minicursos serão sobre (1) Catálise Heterogênea; (2) Química de Microrganismos e suas Aplicações Biotecnológicas; (3) Planejamento e Otimização de Experimentos; e (4) Ensino de Ciências, Mídias e Processos de Subjetivação. Devido a coincidência de horários, os interessados podem realizar apenas dois minicursos, optando pelas opções 1 e 3; ou 2 e 4. A taxa de cada minicurso corresponde a R$ 25,00 e dois minicursos custam R$ 40,00.

MINICURSOS

Minicurso 1: Catálise Heterogênea
Responsável: Prof. Dr. Tiago Pinheiro Braga (UFRN)
Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará (2012) com período sanduíche no Institut de Recherche sur La Catalyse et L'environemment-IRCE em Lyon na França (2010-2011). Realizou Pós-Doutorado no Laboratório de Raios X da Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Laboratório de Peneiras Moleculares-LABPEMOL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química. As pesquisas realizadas se enquadram nos seguintes temas: catálise heterogênea, química de materiais, síntese e caracterização de óxidos metálicos e ligas magnéticas, catalisadores ácidos e básicos, sólidos micro e mesoporosos, nanopartículas, valorização do glicerol, desidrogenação do etilbenzeno, fixação do CO2.

Minicurso 2: Química de Microrganismos e suas Aplicações Biotecnológicas
Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição Ferreira de Oliveira (UFC)
Possui Graduação em Química (BSc) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1992), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Pós-Doutorado pela Universidade do Arizona (2013). É professora do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará desde 2002. Atua na Química dos Produtos Naturais, principalmente em Química de microrganismos.

Minicurso 3: Planejamento e Otimização de Experimentos
Responsável: Prof. Dr. Edenir Rodrigues Pereira Filho (UFSCar)
Possui Graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestrado em Química (1999) e Doutorado (2003) em Ciências (Química), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em espectroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ICP-OES, FAAS, LIBS, e aplicação de ferramentas quimiométricas em espectrometria atômica.

Minicurso 4: Ensino de Ciências, Mídias e Processos de Subjetivação
Responsável: Prof.ª Dr.ª Sandra Nazaré Dias Bastos (UFPA)
Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestre em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2002), Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará/IEMCI (2014). Atualmente é professora Adjunto Nível IV da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências Biológicas do Campus de Bragança.

Miniconferência
Estão programadas quatro miniconferências, nos dias 28 e 29 de novembro, à tarde.
Miniconferências do dia 28 de novembro
Título 1: Biossíntese de Produtos Naturais: Atualidades e Perspectivas
Palestrante: Prof. Dr. Roberto Carlos Campos Martins (IPPN/UFRJ)
Título 2: Complexos Metalicos Teranósticos para Imagem e Inibição do Processo de Agregação do Peptídeo Beta-Amilóide: Aplicação no Diagnóstico Precoce e Tratamento da Doença de Alzheimer