Políticas públicas: pesquisa discute alternativas para escassez de água no semiárido brasileiro

• Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 10h28
  • Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 15h14

CISTERNAS RURAIS IIO professor Hugo Azevedo Rangel de Morais em co-autoria com Washington José de Sousa e Juarez Azevedo de Paiva, ambos da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), publicaram o artigo intitulado "Avaliação do Programa Um Milhão De Cisternas Rurais (P1MC): eficácia, eficiência e efetividade nos territórios do Rio Grande do Norte (2003/2015)", na Revista de Políticas Públicas da UFMA (B2 para Administração e Contabilidade). No artigo, os autores discutem a  escassez de água como problema recorrente no semiárido brasileiro, mais precisamente no Nordeste. As primeiras iniciativas, de atenção à estiagem, surgiram mediante ações públicas sociais de “salvação”, de mitigação das consequências da seca. Perdurou, até os anos 1980, tal perspectiva de “combate à seca”.

Desde então, com a redemocratização do País e a reforma do Estado, novas alternativas para o desenvolvimento do semiárido brasileiro começaram a surgir a partir de organizações da sociedade civil, que passaram a realizar projetos com base no ideal de que é possível e necessário conviver com o semiárido. No artigo, os autores um novo momento de ações públicas destinadas ao semiárido, com a implantação do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) à luz dos indicadores eficácia, eficiência e efetividade, no Rio Grande do Norte. Os resultados apontaram que, em termos de eficácia, representada pelas metas físicas preestabelecidas, o Programa ficou aquém do esperado. O estudo conclui que, em termos de eficiência, destacam-se os territórios Sertão do Apodi, Açu-Mossoró e Mato Grande. No tocante à efetividade, os pressupostos analisados do Programa são amplamente atendidos no conteúdo e na forma.

O artigo pode ser lido na íntegra em http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/7330. Essa temática também foi apresentada, resumo expandido, na IV Conferência Internacional para a Inclusão 2016, realizada em Leiria, Portugal.

Classificação Qualis
A classificação das revistas está dividida em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. O Qualis é um conjunto de procedimentos utilizados pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Os professores mestres Paulo Henrique Leal e Hugo Azevedo Rangel de Morais, do curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ICSA/UNIFESSPA) em parceria com colegas tiveram dois artigos publicados em periódicos diferentes e de circulação nacional.