Universidade inclusiva: Mais 34 alunos colam grau na Unifesspa em solenidade repleta de emoção e alegria

• Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 10h43
  • Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2017, 15h22

DSC 0033Trinta e quatro alunos colaram grau e receberam seus diplomas durante solenidade coletiva dos formandos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo; de Licenciatura em Pedagogia; de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais; e de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, ocorrida no último dia 4 de agosto, no auditório da Unidade 1 do Campus sede da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Entre os formandos o indígena Deuzimar Tarracana Karaja, do curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e Nacélio Souza Mendes, primeiro aluno cego a concluir um curso de graduação na Unifesspa. Nacélio concluiu o curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais e foi escolhido como orador pelas turmas para homenagear os professores. Os dois foram muito aplaudidos e reconhecidos pelos esforços acadêmicos entre os colegas, familiares, professores, técnicos administrativos e convidados.

A solenidade foi marcada por empolgação, emoção e alegria dos formandos, familiares, convidados, professores, técnicos administrativos e integrantes da imprensa regional, refletindo a missão da Unifesspa, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática. A Unifesspa cada vez mais se afirma e se consolidada como uma universidade inclusiva, diversa e democrática no cenário Amazônico e nacional.

Foram entregues diplomas de conclusão de curso para três alunos de Educação do Campo; seis alunos de Pedagogia; 12 alunos de Ciências Sociais e 13 alunos de Geografia, todos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Unifesspa.

A solenidade começou com a composição da Mesa de Honra formada pela reitora em exercício, professora doutora Idelma Santiago da Silva, presidente da mesa de honra; o diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor mestre Janailson Macedo Luiz; André Oda, vice-diretor da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins (FACSAT), a diretora da Faculdade de Educação do Campo, professora mestre Maria Célia Vieira da Silva; Vânia Elizabeth Oliveira, representante FACED; e o professor Gustavo da Silva, diretor da Faculdade de Geografia. A professora e vice-reitora Idelma Santiago foi homenageada pela turma de Educação do Campo; o professor Cloves Barbosa foi homenageado pela turma de Ciências Sociais; a professora Lucélia Cavalcante, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) foi homenageada pela turma de Pedagogia; o professor Marcus Vinícius de Sousa foi homenageado pela turma de Geografia.

DSC 0171

Os formandos em Educação do Campo são: Francisco de Oliveira Araújo, Luciene de Sousa Silva Ramos e Ronivaldo da Silva Dias. Do curso de Licenciatura em Pedagogia, os formandos: Adriana Olinda Pimentel Maia, Fabiola Hellen de Sousa Moraes, Havolinne Farias da Silva, Jaqueline Silva Leal, Ludimar Quaresma Cosme Feitosa e Maria Monteiro de Almeida. Do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais colaram grau Edivan da Silva Bezerra, Ellen Mayara Pereira Leite, Josivaldo Felix da Silva, Juliana Barbosa Sindeaux, Leticia Costa Silva, Nacélio Souza Madeiro, Natali Soares Mendes, Rafael Rodrigues Lopes, Raiane Carvalho Oliveira, Sueli Gomes Ramalho, Thamires Lima Pereira e Wilson Maia Junior e seus respectivos paraninfos.

Do curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia os formandos: André Parente da Silva, Arley Martins Quaresma, Ayandra Soares de Jesus, Deuzimar Tarracana Karaja, Flavia Nazaré dos Santos Soares, Francileno da Trindade Batista, Leonice Pontes da Silva, Paulo Williames Souza Araújo, Robson Carneiro da Silva, Rosinaldo Leite Afonso, Saymon Souza dos Santos, Suely Pereira Melo e Woston Batista da Silva.

A solenidade foi presidida pela reitora em exercício Idelma Santiago, também homenageada pelos formandos. Após a execução do Hino Nacional, aconteceu o juramento oficial dos formandos. A docente Juliana Barbosa Sindeaux, do curso de bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais conduziu o juramento coletivo das turmas. Em pé, novamente, os formandos receberam “o grau”, outorgado pela reitora em exercício, Idelma Santiago.

Idelma Santiago entregou o primeiro diploma ao aluno Francisco de Oliveira Araújo, do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Após esse ato, os representantes da mesa foram se revezando na entrega dos demais diplomas. Este foi o momento máximo da solenidade de Colação de Grau, que arrancou aplausos de professores, técnicos administrativos, universitários, paraninfos e familiares dos concludentes.

Orador

Form Nacelio 02.MOV

Nacélio Souza Mendes destacou que os alunos que concluíram em suas respectivas turmas ingressaram nos cursos na fase do Campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA) e concluíram na nova universidade, a Unifesspa, criada a partir daquela instituição, e que servia de motivo de orgulho para os concludentes. Nacélio ressaltou ainda que muitos dos concludentes se encontram empregados no mercado de trabalho e que os que ainda não conseguiram sua colocação no mercado de trabalho terão suas oportunidades. Nacelio destacou a importância da Unifesspa e ressaltou que, ao findar essa etapa da graduação, espera que os colegas façam especialização, mestrado e doutorado na Unifesspa.