Plano Anual de Capacitação: Progep oferta 14 cursos em diversas áreas de interesse dos servidores

• Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 15h39
  • Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 10h56

Destaque Capacitacao ProgepA Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) da Unifesspa divulgou o cronograma do Plano de Capacitação dos Servidores da Unifesspa – Ano 2017. Nesta edição, serão ofertados 14 cursos e uma oficina contemplando diversas áreas temáticas relacionadas às atividades desempenhadas pelos servidores da Instituição, a maioria com carga horária de 20h.

O curso escolhido para iniciar o Plano foi “Gestão Documental”, que vai capacitar os servidores para utilização de procedimentos e de operações técnicas para produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos da Unifesspa, respeitando o fluxo dos conjuntos documentais e a legislação vigente. O curso possui carga horária de 20 horas e será ofertado em duas turmas, a primeira no período de 28 de agosto a 1 de setembro e a segunda turma de 23 a 27 de outubro.

Ainda no mês de agosto, antecedendo o primeiro curso, acontece a oficina Direitos e Inclusão da Pessoa com Deficiência, no período de 21 a 25 de agosto, das 14h às 18h, na Unidade I do Campus de Marabá. A oficina possui carga horária de 20h e será ministrada pela professora doutora Lucélia Rabelo.

As inscrições para a oficina e cursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos, no endereço https://sigrh.unifesspa.edu.br/sigrh/login.jsf. As informações sobre os locais e horários de cada curso estarão disponíveis no Sigrh, de acordo com o cronograma de inscrições.

Curso de Libras (60h)

Um dos destaques deste ano é a oferta do curso de Libras, com carga horária de 60 horas. O objetivo do curso é capacitar o servidor para utilização da competência comunicativa, linguística e de tradução entre surdos e ouvintes, em contextos de atendimento ao usuário na instituição, respeitando os aspectos culturais, identitários e de representação simbólica e social da LIBRAS.

Também estão previstos na agenda do Plano Anual de Capacitação os seguintes cursos: Redação Oficial, Elaboração de Termo de Referência, Editais e Projetos Básicos, Relações Humanas no Trabalho e Atendimento ao Público, Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão de Equipes, Gestão de Riscos e Implantação de Controle Interno, Legislação Aplicada ao Ensino, Gerenciamento de Datacenter e Desenvolvimento Mobile: Android e IOS, ambos com carga horária de 20h; e Cabeamento Estruturado, com carga horária de 40 horas. Serão disponibilzadas 30 vagas para cada curso e oficina.

Confira os períodos de realização e prazos de inscrição dos cursos ofertados!

Busca pela excelência

O aperfeiçoamento dos processos, a melhoria na qualidade do ambiente de trabalho e a inclusão são os principais objetivos dos cursos e os diferenciais nesta edição do Plano Anual de Capacitação. “Os cursos estão diretamente voltados para a realidade de trabalho dos nossos servidores, com o viés da inclusão que é algo muito importante na nossa Instituição e, com isso, esperamos um avanço significativo no trabalho oferecido à comunidade”, explicou o pró-reitor de desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Marcel Ferreira Miranda. Outro destaque é a oferta de cursos voltados aos gestores da Unifesspa, a exemplo do Curso Gestão de Equipes, Gestão de riscos, entre outros. “Esperamos uma participação em massa dos nossos servidores, visando impactar diretamente o trabalho realizado pela instituição”, completou o pró-reitor.

Levantamento de necessidades

Para atender às demandas de capacitação, a Progep fez um levantamento de necessidades, ouvindo todos os setores e unidades acadêmicas sobre as áreas de interesse de aprimoramento.  A Divisão de Capacitação e Acompanhamento de Desempenho de Carreira (DICADC) da Progep elaborou e aplicou um formulário para conhecer as reais necessidades de seu corpo técnico no que se refere as suas aptidões nos seus respectivos ambientes organizacionais. As informações foram coletadas até o dia 27 de janeiro de 2017, por meio do SIPAC e serviram de base para a elaboração do Plano.

“Em função da baixa adesão dos servidores aos cursos ofertados em 2016, realizamos um levantamento detalhado, oportunizando a todos os servidores manifestar as áreas de seu interesse, nos permitindo readequar a agenda de cursos na tentativa de atender às demandas institucionais, com a participação ativa de todos os envolvidos”, detalhou a servidora Kelly Ferreira de Souza Pimentel, chefe da DICADC. Para cada curso serão disponibilizadas 30 vagas e a expectativa da Progep é preencher 100% das turmas, com ampla adesão e efetiva participação dos servidores da Unifesspa.

Acolhimento Institucional

Durante a programação do Plano Anual de Capacitação também acontece o acolhimento institucional dos novos servidores, programado para o período de 4 a 6 de outubro. A Unifesspa prepara este momento para acolher oficialmente os novos servidores que entraram em efetivo exercício na Universidade no período de janeiro de 2016 a agosto de 2017. “Trata-se de um momento preparado com muito carinho para acolhermos oficialmente nossos novos servidores, fornecendo informações e estímulos para que eles estejam cada vez mais integrados na nossa Universidade, compondo esta grande família Unifesspa”, concluiu Marcel Miranda. As inscrições para o acolhimento devem ser feitas no período de 4 a 29 de setembro. Devem participar deste evento cerca de 200 novos servidores empossados nos últimos 18 meses na Unifesspa.