Pesquisas de alunos sobre ensino da matemática para alunos surdos e com síndrome de down serão apresentadas em congresso internacional

• Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 09h48
  • Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2017, 17h30

congressoCanoasDuas duplas de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa, do Instituto de Engenharia do Araguaia - Campus Santana do Araguaia, tiveram artigos aprovados para apresentação durante o VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, que ocorrerá no período de 04 a 07 de outubro de 2017, na Universidade Luterana do Brasil ULBRA, na cidade de Canoas – Rio Grande do Sul.

Os alunos Shaiury Silva Guimarães e Gabriel Ribeiro Rodrigues produziram o texto O Ensino da Matemática para alunos com Síndrome de Down, cujo objetivo é discutir sobre o ensino da matemática para alunos com a Síndrome, avaliando como ocorre o ensino da matemática para esses alunos.

Já as alunas Valdinéia Rodrigues Lima e Carla Cristina Coelho Carvalho escreveram o texto O uso de recursos didáticos no Ensino da Matemática para alunos surdos, tendo como objetivo discutir que a aplicação de recursos didáticos para o Ensino de Matemática em salas de aulas com alunos surdos e ouvintes tende a ser um caminho viável para a aprendizagem.

Os dois trabalhos aprovados foram orientados pelo professor Mestre Walber Christiano Lima da Costa e estão vinculados à temática Educação Matemática e Inclusão. Os artigos são resultados de pesquisas semestrais do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Matemática (GEPEEM/IEA/Unifesspa) e de disciplinas do curso. O professor parabenizou os alunos e destacou este momento importante para o IEA e para a Unifesspa como um todo: “Estes artigos publicados mostram a importância dos alunos durante a graduação já se engajarem nas pesquisas científicas, em Grupos de Pesquisa e na participação de projetos institucionais, como o Projeto “Tradução da linguagem matemática: um estudo a partir do modelo referencial da linguagem para alunos surdos” (vinculado ao programa de apoio a projetos de intervenção metodológica – papim/proeg/unifesspa).

O professor complementa “o trabalho da Valdineia e da Carla ajudará de forma grandiosa os alunos surdos de Santana do Araguaia, pois abre as portas para os professores refletirem que a criatividade e o uso de recursos didáticos podem trazer grandes resultados nos desempenhos dos alunos. E o trabalho da Shaiury e do Gabriel apresentam um ineditismo, haja vista que ainda há poucas produções que discutem sobre Síndrome de Down e ensino de matemática.

Na ordem da esquerda para a direita Carla Valdineia Professor Walber Gabriel Shaiury