Seminário apresenta estratégias para fortalecer a aprendizagem no ensino superior

• Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 11h23
  • Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 11h26

Destaque Sem Ens Sup2Facilitar a aprendizagem dos estudantes universitários, favorecendo a permanência do aluno e o sucesso acadêmico. Este é um dos principais objetivos do Dapsi, Departamento de Apoio Psicopedagógico da Unifesspa, que promoveu nos dias 8 e 9 de agosto o seminário Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e perspectivas.

Durante os dois dias do evento, os alunos de graduação e pós-graduação da Unifesspa puderam conhecer melhor o órgão e refletir sobre os desafios da vida acadêmica. No primeiro dia de palestras, dois alunos foram convidados para falar sobre os desafios no ensino superior, a partir da perspectiva dos próprios estudantes. O discente Igor Pereira Silva, do curso de Ciências Sociais e coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes José de Ribamar (DCE-JR) falou sobre as dificuldades que influenciam o cotidiano dos estudantes.

Entre os desafios, ele destacou os cortes orçamentários e contingenciamentos impostos pelo Governo Federal. Segundo ele “o papel do aluno vai muito além da sala de aula, sendo necessária a participação e engajamento dos estudantes nas lutas e ações dos movimentos estudantis”, ressaltou.

Logo em seguida o aluno Gabriel Pereira Silva trouxe alguns relatos pessoais que refletem questões financeiras, relacionamento entre professor e aluno e as dificuldades que os alunos enfrentam ao deixar a realidade estudantil do Ensino Médio e iniciar um curso superior.

Após os relatos, os alunos puderam discutir os temas relacionados ao estresse no ambiente acadêmico com a psicóloga do IFPA, Paula Danielle Souza Monteiro. Ela destacou o conceito de estresse e evidenciou os principais fatores que podem contribuir para o seu agravamento. Segundo a psicóloga, o contexto acadêmico de graduação e pós-graduação contribui em boa parte para a manifestação de sintomas de estresse´, diante da necessidade de cumprimento de prazos, nervosismo na apresentação oral, entre outros contextos específicos para cada estudante.

O estresse pode ser ainda maior para alunos da Pós-Graduação. De acordo com a palestrante, 58 % dos pós-graduandos desenvolvem o estresse. “O momento para se pedir ajuda é justamente quando um quadro geral de desconforto é experimentado pela pessoa, quando ela deixa de se relacionar socialmente e de fazer atividades dedicadas ao prazer. O estudante que sofre de insônia pode ter prejuízos na aprendizagem”, exemplificou.

Como estratégias de enfrentamento para estes desafios a psicóloga destacou o suporte social, uma rede de apoio que o discente deve ter para evitar o isolamento; religiosidade; práticas de atividades físicas; ter um sono adequado durante o período de repouso, música e as artes em geral são ferramentas importantes para combater o estresse.

No segundo dia do evento a professora doutora Acacia Aparecida Angeli dos Santos, da Universidade de São Francisco, ministrou a palestra Estratégias de aprendizagem no Ensino Superior e destacou que o ensino de qualidade depende da aprendizagem, o professor precisa estimular a descoberta do estudante, a construção do conhecimento e a sua capacidade crítica. Os alunos necessitam ter uma postura proativa para solicitar ao professor uma mudança na forma de ensinar, caso tenham dificuldades de aprendizagem e reivindicar uma explicação detalhada do conteúdo ministrado por ele. "Estamos na transição do ensino visto como transferência de conteúdo para o ensino focado no aluno", ressaltou a palestrante.

A segunda palestra do dia 9, intitulada Neuropsicologia e aprendizagem no Ensino Superior foi ministrada pelo discente de Psicologia da Unifesspa Ayrk Zamiske Alves Lira (Integrante da Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá). O aluno abordou sobre a importância da Neuropsicologia como ferramenta de estudo para compreender o processo de aprendizagem. Alterações nos processos neurais que regem a aprendizagem poder levar aos transtornos de aprendizagem, tais como dificuldades de atenção, memorização, compreensão, desinteresse e problemas comportamentais.

Sobre o Dapsi

Além dos eventos e ações promovidas no âmbito da Unifesspa, o Dapsi realiza atendimentos de escuta aos estudantes com uma equipe multiprofissional formada por assistente social, psicólogo e pedagogo. O Dapsi funciona na Unidade I do Campus de Marabá, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Destaque Sem Ens Sup

Sem Ens Sup 0096