Projeto “Unifesspa está aí” promove palestras motivacionais para alunos de escolas públicas

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 17h12
  • Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 17h00

IMG 3710A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) do Campus de Santana do Araguaia, iniciou no mês de maio de 2017, o projeto “A Unifesspa está aí”, que tem por finalidade divulgar a Universidade e despertar os alunos concluintes do Ensino Médio para o Ensino Superior gratuito e de qualidade.D

Durante a segunda fase do projeto que ocorreu nos meses de junho, julho e agosto, oito escolas dos municípios de Santana do Araguaia (PA) e Vila Rica (MT) foram privilegiadas com palestras de motivação conduzidas pelo palestrante Zeno Kochhann

Foram proferidas um total de 32 palestras a grupos de estudantes, totalizando 2 mil participantes. O objetivo desta ação é possibilitar aos alunos o acesso à educação superior de qualidade, incentivá-los a projetar seu futuro, alimentar sonhos, conhecer o potencial educacional da Região, e obter melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aumentando as perspectivas de ingresso em uma universidade.

As principais temáticas abordadas nesses encontros se concentram em: estudar; aprender e vencer; organizar a vida para mais vitórias; ser e fazer acima da média; e pequenas conquistas são motivadoras...

Alguns pensamentos foram destaque em todas as palestras como:

• “O que são 5 ou mais anos de estudo, se comparados ao diferencial que representa obter um terceiro grau?”;
  • “Trilogia: espírito, mente e corpo, cuide-os”;
  • “Se você não preparar e projetar seu futuro outros irão fazê-lo por você, e talvez do jeito que você não quer”;
  • “Tempo passado, palavra falada e oportunidade perdida, jamais voltam” .

A terceira fase do projeto contemplará orientação sobre a forma de avaliação da prova do Enem, o método TRI – Teoria de Resposta ao Item e práticas de redação.

Os estudantes, professores e gestores das escolas do município se mostraram gratos pela iniciativa do projeto, coordenado pela professora Drª Maria Elizabete Ramo e com participação de servidores da Unifesspa.

“O nosso maior propósito é divulgar o ensino superior, a Unifesspa, para que possamos povoar a universidade de acadêmicos e dessa forma cooperar através do retorno positivo à sociedade com a educação",  destacou a coordenadora do projeto.

O Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) externa gratidão ao palestrante, que de forma voluntária, está prestando um relevante serviço à comunidade partilhando seus conhecimentos, experiência de vida e sabedoria em lidar com a motivação e autoestima - temas relevantes para a realidade na região Norte do país.