Projeto Justiça Restaurativa seleciona 5 bolsistas voluntários

• Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 15h20
  • Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 16h16
  • Acessos: 2021

O projeto de pesquisa Justiça Restaurativa, desenvolvido no Curso de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está selecionando cinco bolsistas voluntários para atuar no projeto. O projeto é coordenado pela professora Lorena Santiago Fabeni e estabelece um novo olhar sobre o conflito.
As inscrições serão realizadas do dia 23 ao dia 29 de agosto de 2017.

Os candidatos devem ser, preferencialmente, alunos devidamente matriculados nos cursos de Bacharelado em Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia e História na Unifesspa/Marabá e esteja cursando entre o 1º e o 6º semestre; possua disponibilidade de 20h semanais para o desenvolvimento de atividades (no período matutino ou vespertino); apresente a documentação exigida no presente edital; possua conhecimento de informática;  não seja bolsista voluntário de pesquisa de outra unidade e/ou projeto ligado à Unifesspa, bolsista ou não; conheça e esteja de acordo com as exigências contidas neste edital, não podendo alegar desconhecimento; e tenha afinidade na temática do projeto – solução de conflitos.

Os bolsistas vão desempenhar atividades que buscarão identificar e auxiliar na busca da solução para os conflitos estabelecidos entre docentes, discentes e técnicos administrativos no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus de Marabá, através da Justiça Restaurativa, ora como alternativa à judicialização, ora como solução no bojo do conflito já judicializado internamente.
Os bolsistas cuidarão também da coleta de informações, identificação, características processuais, contato com instituições regionais, auxílio aos professores formadores, colaboração com as atividades acadêmicas e vinculadas ao projeto. Neste terreno a pesquisa-ação se desenvolverá a partir do ensino-pesquisa e extensão, especialmente a ser acobertada na Clínica de Direitos Humanos, utilizando a metodologia clínica que em nada confronta ou exclui a metodologia da pesquisa-ação.

Seleção dos voluntários

Os cinco bolsistas voluntários não serão remunerados.

EDITAL: PDF