13º Encontro Regional das Agrárias discute potencialidades produtivas da Amazônia

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 15h59
  • Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 16h59

13eraO 13º Encontro Regional das Agrárias (ERA) foi aberto nesta terça-feira (22), na Unidade II da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Campus de Marabá, com a composição da mesa de honra formada pela coordenadora geral do ERA e discente do 7° período de Agronomia da Unifesspa, Thaynara Sompré; o diretor do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar), Prof. Dr. José de Anchieta; o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (Fcam), Prof. Dr. Eduardo Peixoto; e o chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, Prof. Dr. Adriano Venturieri, que ministrou a palestra de abertura do evento intitulada “Aptidão Agrícola dos Solos Amazônicos”.

Este ano, o ERA tem como tema “Desafios e Potencialidades dos Diferentes Sistemas Produtivos na Amazônia”, buscando abordar a riqueza, diversidade e potencial produtivo que a região possui, bem como as dificuldades encontradas e que estratégias podem ser adotadas para superá-las. A programação do evento encerra-se na sexta-feira, dia 25.

O ERA é um evento realizado anualmente pelos discentes do curso de Agronomia da Unifesspa, voltado para acadêmicos, pesquisadores, profissionais das ciências agrárias, agricultores e produtores rurais, instituições públicas e privadas de Marabá e Região, com o objetivo de promover a integração e troca de conhecimento entre todos esses autores sociais, que são os agentes do desenvolvimento agrário e ambiental.

A programação do dia contemplou, ainda, apresentação oral de trabalhos e minicursos. Os minicursos serão apresentados em três dias do encontro e têm como tema geral: solos, nutrição animal, recursos hídricos, práticas agroecológicas na Amazônia e Manejo Florestal. O evento de abertura foi marcado pela participação de estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas e agricultores.

No segundo dia de evento foram apresentadas duas palestras. A primeira intitulada “Dinâmicas de Mercado da Produção Bovina Paraense” foi ministrada pelo médico veterinário Odilon Claudino. O palestrante durante sua apresentação destacou que “o agronegócio é o que vem sustentando o país, seja na agricultura ou na agropecuária”. A segunda palestra do dia trouxe como tema “Por que controlar plantas invasoras em pastagens e quanto essa ação pode influenciar no lucro da propriedade?” e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Felipe Amorim, da empresa Dow AgroSciences. Ele destacou que “ precisamos cuidar da nossa forragem, se não cuidarmos da produtividade não vamos para frente. Grande parte da nossa alimentação vem dos pastos”.

No ano de 2017 o ERA tomou dimensões maiores, pois além dos discentes da Unifesspa conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Todos os trabalhos apresentados no 13º Encontro Regional das Agrárias serão publicados numa edição especial da Revista Agroecossistemas do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da Faculdade de Ciências Agrárias (Fcam) da Ufpa, através da parceria com a Unifesspa. A Revista Agroecossistemas tem classificação pela Capes como Qualis B4 (para Ciências Agrárias) e Qualis B3 (para Interdisciplinar). O Qualis é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.

O ERA  conta com o patrocínio do Grupo Revemar e o apoio de diversas entidades, como: Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), Embrapa Amazônia Oriental, Revista Agroecossistemas, Universidade Federal do Pará (UFPA), Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGDAM), Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), Projeto Mosaico, Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Sul do Pará (FECAT), Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, Pará (SPRM), Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Rural de Marabá, e o Centro Educacional Disneylândia (CED).

O ERA

O Encontro Regional das Agrárias foi criado em 2005, pelos alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá, com o intuito de promover a integração entre a universidade, discentes, docentes e a comunidade em geral (produtores rurais, sindicatos, associações, cooperativas e instituições públicas e privadas), a partir de discussões de temas relevantes para o desenvolvimento das ciências agrárias na região Sudeste do Pará. Esta integração configura-se de extrema importância para o processo de desenvolvimento da Amazônia, tendo em vista que possibilita a inserção de todos os atores sociais (estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas e agricultores) envolvidos nos debates relacionados às questões agrárias e ambientais, tornando-os assim agentes do próprio desenvolvimento. Atualmente, o ERA continua a ser coordenado por uma comissão composta pelos discentes do curso de Agronomia, agora pertencente à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e molda-se na relação de aproximação dos profissionais e dos futuros profissionais das ciências agrárias com os principais atores de execução (agricultores), no qual os temas debatidos são fundamentais para possibilitar alternativas viáveis para potencializar a produtividade a partir do desenvolvimento agrário sustentável.