Obra do Restaurante Universitário da Unifesspa começa em 10 dias

• Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 12h32
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 17h01

assinaturaRUA construção do primeiro Restaurante Universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai começar em 10 dias. A obra é uma das mais aguardadas pelos estudantes e vai beneficiar toda a comunidade acadêmica. A assinatura do contrato de engenharia com a empresa Muiraquitã Comércio, Construção, Consultoria e Assessoria LTDA aconteceu manhã desta sexta-feira (25), no gabinete da Reitoria, com a presença de autoridades e de representantes da classe estudantil.

O RU será construído na Unidade III do Campus de Marabá numa área total de 945 me terá capacidade para preparar duas mil refeições por turno. O refeitório terá uma área construída de 311m2, sendo todo climatizado para atender 240 pessoas sentadas. O destaque da obra é a cozinha industrial, com estrutura e espaço suficientes atender os futuros refeitórios das outras unidades do Campus de Marabá. O projeto prevê ainda corredor e rampa de acesso, banheiros e varanda na saída do edifício.

A cozinha foi concebida ao lado do refeitório, possuindo ambientes para recepção de insumos (triagem), estocagem, câmara frigorífica (com câmaras de resfriamento e congelamento), áreas de preparo e espaços administrativos. A área externa inclui depósito de lixo, lavagem de equipamento e estocagem de GLP. O projeto arquitetônico também atende aos requisitos de acessibilidade, respeitando as especificações técnicas da NBR 9050 (Norma Brasileira Regulamentadora de Acessibilidade). Os detalhes do projeto foram apresentados às autoridades pelo chefe da Divisão  de Obras e Serviços de Engenharia (Diose), Tiago Garcia.

“É uma grande conquista para a classe estudantil. Estamos muito felizes com esse momento, pois havia a preocupação de não haver recursos para esta obra essencial para a assistência estudantil. Que bom que podemos contar com esse compromisso da Instituição”, avaliou o coordeanador geral do DCR José de Ribamar, Igo Silva. O reitor da Unifesspa destacou a importância do diálogo e a capacidade de articulação para garantir obras estruturantes na Unifesspa. "Esse é um projeto construído a quatro mãos, discutido com a representação estudantil em todos os detalhes. Estamos diante de uma obra moderna, funcional e que terá grande impacto na qualidade de vida acadêmica, por isso agradecemos o compromisso e disposição dos agentes políticos em investir nesta obra", afirmou o reitor.

O projeto arquitetônico do RU foi elaborado pelos professores da UFPA José Júlio Lima e Vanessa Watrin e teve a coordenação da equipe da Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa (Sinfra). Também colaboraram com o projeto, os professores da Unifesspa Leonardo Brasil Felipe, Thulla Christina Esteves, Rodrigo da Silva Manera, Denilson Costa da Silva e do pró-reitor de Administração (Proadi), Leandro Ferreira.

Valor da obra

O contrato no valor total de R$ 3.339.999,99 estabele um prazo de 24 meses para a conclusão da obra. Além de recursos próprios, a Unifesspa contou com as emendas parlamentares dos deputados José Geraldo (R$ 800 mil) e Beto Salame (R$ 671 mil).  “As nossas emendas juntas já garantem metade do valor da obra e vamos continuar lutando e batalhando para conseguir o restante do dinheiro e garantir a conclusão da obra. Continuamos afirmando o nosso compromisso com a educação pública gratuita e de qualidade”, assegurou o deputado federal Beto Salame, que presenciou a formalidade de assinatura do contrato.

Na ocasião, o deputado federal José Geraldo foi representando por Luiz Carlos Pies, que ressaltou o trabalho da bancada paraense em defesa da educação pública. “A bancada tem se unido para defender cada vez mais o ensino público superior gratuito”, disse. O deputado Beto Salame informou também que nas últimas reuniões da bancada federal ficou definido que a educação superior contará com uma das emendas prioritárias de bancada no orçamento do ano que vem.

FotoRUExteno