Mestrado em Educação em Ciências e Matemática é lançado na Feira de Profissões

• Publicado: Domingo, 27 de Agosto de 2017, 16h44
  • Última atualização em Domingo, 27 de Agosto de 2017, 18h33

O corpo docente do mestrado acadêmico em Educação em Ciências e Matemática aproveitou a realização da I Feira de Profissões da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizada nos dias 26 e 27 de agosto, no Shopping Pátio Marabá, para lançar oficialmente a pós-graduação. As inscrições serão abertas em outubro próximo, por trinta dias, com a publicação do edital para seleção dos candidatos. Serão feitas duas etapas de seleção: uma prova escrita e análise de projeto de pesquisa. As aulas estão previstas para iniciar em 05 março de 2018.

DestaqueMestradoMatemáticaOs professores levaram livros das áreas para que os interessados fizessem consulta sobre a bibliografia que será cobrada na prova escrita. O mestrado tem como área de concentração “Educação em Ciências e Matemática” para congregar estudos e pesquisas da educação, ensino e aprendizagem das ciências e da matemática, visando a formação de professores.

O mestrado tem duas linhas de pesquisa “Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática” que tem haver com os paradigmas que norteiam a elaboração dos conhecimentos em Química, Física, Matemática e das Ciências Naturais, dos processos que levam a aprendizagem; e “Formação de professores em ciências e matemática”.

O professor Ronaldo Ripardo disse que esse mestrado visa tanto a formação do pesquisador como o aperfeiçoamento do professor. Ripardo disse que as pessoas têm espanto por não saber que existia mestrado nessa área e que egressos em Matemática da UFPA/Unifesspa e de outras universidades ficaram surpresos com o lançamento de mestrado nessa área.

Quadro docente

O quadro docente é composto por profissionais das mais variadas áreas que integram a Unifesspa, a Universidade Estadual do Pará e a Universidade Federal do Pará, entre eles, Alessandra de Rezende Ramos, Ana Cledina Rodrigues Gomes, Ana Cristina Viana Campos, Caio Maximino de Oliveira, Francisco Ferreira de Sousa, Lucélia Cardoso Cavalcante, Narciso das Neves Soares e Ronaldo Barros Ripardo, todos da Unifesspa; Daniellle Rodrigues Monteiro da Costa e Emerson Batista Gomes, da UEPA; e Marisa Rosani Abreu da Silveira, da UFPA.

Feira das Profissões da Unifesspa

O objetivo da Feira é contribuir com estudantes das redes pública e privada para escolhas de carreiras mais conscientes por parte daqueles que desejam entrar na universidade, divulgando, principalmente, os cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos pela Unifesspa; e com essa qualificação o que o formando pode fazer para se inserir no mercado de trabalho.

Durante dois dias, o evento forneceu informações sobre as peculiaridades e potencialidades de cada curso, e os aspectos do mercado de trabalho das profissões pretendidas. Além disso, vai propiciar uma oportunidade para a sociedade marabaense conhecer um pouco mais sobre os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Unifesspa à comunidade.