Mais de 7 mil pessoas visitaram a I Feira das Profissões da Unifesspa

• Publicado: Domingo, 27 de Agosto de 2017, 19h18
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 15h46

DSC 0081Diversas escolas públicas e privadas, alunos do ensino médio, do ensino básico, professores, profissionais das mais variadas áreas de atuação, caravanas de outras cidades e imprensa local se fizeram presentes no último final de semana na I Feira das Profissões, realizada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no Shopping Pátio Marabá, para ver a variedade de materiais e atividades expostas nos quarenta estandes.

Os cursos de graduação e pós-graduação expuseram suas principais atrações direcionadas para o público do ensino médio, no primeiro caso; e do ensino superior, para profissionais já graduados. Os resultados surpreenderam os visitantes. A estimativa da organização é que mais de cinco mil pessoas compareceram à feira.

A Assessoria de Comunicação da Unifesspa (ASCOM/Unifesspa) e o curso de Direito disponibilizaram testes vocacionais direcionados aos alunos do ensino médio. Os testes visam identificar as aptidões de cada um para as áreas de conhecimento que desejam ingressar, via Unifesspa. No Curso de Direito, o teste mede a vocação do candidato para o Direito e verifica sua aptidão e identidade com a profissão.

O professor Silvio Alex Pereira, vice-coordenador do Mestrado em Química e professor da Faculdade de Engenharia de Materiais, disse que as pessoas que frequentam a Feira de Profissões têm gostado bastante e tem se surpreendido com os materiais e estudos expostos em Química e em Engenharia de Materiais.

No Curso de Engenharia de Materiais as pessoas puderam ver vários protótipos de produtos em miniatura e em funcionamento, a exemplo, de um avião minúsculo funcionando sua hélice sobre uma base fixa, já que no local não era possível que a máquina fizesse voos. A miniatura funciona com gasolina, como combustível. A máquina foi construída para participar de uma competição envolvendo a Unifesspa. O combustível que poderia ser utilizado poderia ser a base de biocombustível, que é um produto que é feito na Unifesspa pelo curso de Química, que também teve estande expondo suas atividades.

“Buscando esclarecer as pessoas sobre a importância de um curso superior de Química e sobre as possibilidades de atuação de mercado e de pesquisa para as pessoas que buscam informação sobre o mestrado de Química”, explicou Sílvio Pereira. Segundo ele,  os alunos otimizaram as atividades e colocaram miniestruturas do que estão estudando na Unifesspa, como o projeto do vidro e dos motores, para exposição do público da Feira das Profissões. “Inovamos nessa área para fazer uma apresentação de alguns dos nossos projetos”, informou o professor Sílvio.

Hidroponia

O curso de Agronomia expôs no estande uma mostra do curso, com manejo de solo, fertilidade de plantas, fitotecnia como um todo, manejo de pragas e criação animal. Ao lado do estande foi montado uma horta hidropônica com o cultivo de alface. No lado interno do estande foi montando um demonstrativo de insetos para dar conhecimento de combate as pragas, entre eles carrapatos; um minicriatório de codornas, entre outras atrações.

O professor Wilton Pires da Cruz disse que muitas pessoas se interessaram em conhecer o curso de Agronomia. “Muitos estudantes quiseram conhecer o curso de Agronomia; alguns perguntaram pela existência de cálculos matemáticos, pelo mercado de trabalho, como é valorizado o profissional no mercado local e nacional, entre outras dúvidas”, explicou Wilton.

Atrações culturais
Além de apresentar as potencialidades de cada curso, a I Feira das Profissões trouxe uma programação cultural que atraiu e animou o público. Exposição de artes plásticas logo na entrada da feira e diversas atrações musicais marcaram a I edição da Feira, a exemplo da apresentação em voz e violão do professor da Unifesspa, Narciso das Neves Soares; do Grupo Rios de Encontro, movimento educativo, cultural e de estímulo profissional localizado na comunidade Cabelo Seco, na Marabá Pioneira; o Grupo Instrumental Quinteto D’ 7, entre outras. O coletivo de percussionistas e dançarinas do Rios de Encontro apresentou o espetáculo AfroRaiz, muito aplaudido pelas pessoas que estiveram na Feira das Profissões, no sábado.

O Grupo Instrumental Quinteto D’ 7 + Voice se apresentou nos dois dias da Feira, com uma seleção musical entre sucessos nacionais e internacionais; e canções de época de apurado gosto e preparo musical. Os alunos da Faculdade de Direito aproveitaram a ampla visitação dos alunos do ensino médio e de visitantes ao estande do curso e intensificaram a apresentação do Curso de Direito, das estruturas físicas, corpo docente e projetos desenvolvidos pelos alunos, técnicos administrativos e professores em benefício da coletividade. Banners instalados ao lado do estande do Curso e um painel para fotografias chamaram a atenção das pessoas, dentre elas, professores da instituição que aproveitaram a ocasião para fazerem fotografias de seu rosto no painel retrátil previamente montado pela Faculdade de Direito.Todos os cursos apresentaram seus projetos de pesquisa de destaque e disponibilizaram professores e alunos para conversar e tirar dúvidas dos visitantes sobres os cursos.

Atraçãocultural