Fórum Bem Viver : Unifesspa apoia ação cultural pela vida

• Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h00
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 17h32

forumbemviverA Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa apoia a realização do Fórum Bem Viver, idealizado pelo Projeto Rios de Encontro e a Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA) que ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro de 2017, em Marabá e região. O evento será realizado em duas etapas: Pré-fórum – de 28 a 30/08 e Fórum Bem Viver – de 31/08 a 04/09/2017.

O conjunto de atividades tem três grandes objetivos: socializar experiências de projetos consolidados na temática cultural e ambiental elaborados por gestores e produtores interculturais e socioambientais de referência; demonstrar as possibilidades de desenvolvimento econômico sustentável através de experiências de instituições e organizações socioambientais que atuam em projetos de referência na temática da sustentabilidade; e inspirar a população de Marabá na realização de ações efetivas que contribuam com a construção de uma “cidade inteligente”, ambiental e socialmente comprometida com a Amazônia.

O Pré-fórum corresponde ao período de preparação para o evento principal. Até o dia 04 de setembro, serão realizadas oficinas, rodas de diálogo e minicursos ministrados por educadores, arte-educadores, teatrólogos, antropólogos, dançarinos e grupos culturais convidados a exemplo de Pombas Urbanas (São Paulo). Essas atividades são abertas ao público, que poderá se inscrever na sede do projeto, situado na Orla de Marabá, Bairro Cabelo Seco.

O Fórum Bem Viver é o evento principal que envolverá atores locais que exercem atividades na temática, nos mais variados espaços (universidade, escolas, ONG’s, comunidades indígenas, movimentos sociais, etc.), juntamente com arte educadores, gestores socioculturais, artistas comunitários, pesquisadores e ativistas socioambientais, com projetos consolidados e inovadores que atuam com energias alternativas, direitos humanos, educação e saúde popular, segurança comunitária, meio ambiente e gestão social que foram convidados a inspirar os participantes na realização de ações que contribuam com a construção de uma “cidade inteligente” que possa, por exemplo, ser sustentada pela energia solar.

O evento será realizado na sede do projeto – Bairro Cabelo Seco, na cidade de São João do Araguaia, na Aldeia Parkatêjê, e no Rio Tocantins. Os detalhes da programação do Fórum podem ser acompanhados pelo site https://www.riosdecriatividade.com/forum.

programaçãoforumbemviver

Foto: Divulgação Fórum Bem Viver