Professor da Unifesspa organiza livro sobre imaginários literários

• Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h53
  • Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h53

LivroFabioO professor doutor Fabio Mario da Silva, do Instituto de Estudos do Xingu da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEX/Unifesspa), de São Félix do Xingu, é um dos quatro organizadores do livro “Imaginários literários: memórias e estética pós-moderna”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Sergipe.

Além de organizador, Fabio Mario escreveu o artigo “O inferno segundo Soror Maria de Mesquita Pimentel”, contendo 10 páginas. Fabio Mario pesquisa sobre a produção épica portuguesa de autoria feminina, focando na produção de Soror Maria de Mesquita Pimentel (1581-1661) e de Bernarda Ferreira de Lacerda (1595-1644), duas pioneiras da expressão épica na Península Ibérica, suas importantes contribuições nesta época, seu objeto de estudo.

Sobre Soror Pimentel, Fabio Mario já republicou “Memorial da Infância de Cristo e Triunfo do Divino Amor” datado originalmente de 1639, de autoria da poetisa Soror Maria de Mesquita Pimentel, registrando o primeiro poema épico escrito e publicado por uma mulher, até então sem reedição, em editoras nacionais ou internacionais. Sua reedição é de responsabilidade da editora acadêmica Todas as Musas.

Para o professor Fábio Silva, a obra é uma chave para o entendimento dos estudos da epopeia e de gênero na literatura portuguesa. Nos anos em que desenvolveu o projeto de pesquisa – 2014 e 2015-, o professor fez levantamentos nos manuscritos da “Coleção de Pergaminhos” da Biblioteca Pública de Évora, em Portugal, que contêm documentos referentes ao mosteiro onde viveu a escritora, bem como nos acervos da Torre do Tombo e Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, que possibilitaram esclarecer pontos ainda obscuros tanto sobre a produção da obra quanto sobre a vida como autora.

O livro recém-lançado tem como organizadores: Carlos Magno Gomes, Ana Maria Leal Cardoso, Christina Ramalho e o próprio Fabio Mario.