Unifesspa promove Seminário sobre Envelhecimento Ativo

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 10h04
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 10h07

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Propit/Unifesspa) promove o I Seminário sobre Envelhecimento Ativo de Marabá que tem como objetivo discutir o processo de envelhecimento populacional, acompanhado por transformações nas relações sociais e também no perfil epidemiológico que demonstram necessidade de reorganização urgente da atenção à saúde da pessoa idosa.

O evento acontece, hoje, dia 30 de agosto, das 14h às 18h, no Auditório do SENAI (Serviço Nacional da Indústria) localizado na Av. VP 8 em Marabá – PA e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (PA) e da Secretaria de Assistência Social de Marabá (PA). As discussões sobre envelhecimento integram as pesquisas e trabalho da professora doutora Lucia Hisako Takase Gonçalves, bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq e desde novembro de 2011, passou a exercer funções de ensino e pesquisa na UFPA (transferindo-se da região Sul para a região Norte), na qualidade de professora voluntária da UFPA e convidada do Grupo de Pesquisa ISAQOL - Interdisciplinary Studies of Aging and Quality of Life, coordenado pela professora doutora Ana Cristina Viana Campos, diretora adjunta do IESB (Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas) da Unifesspa.

O envelhecimento está relacionado à interação entre várias dimensões, que compreendem saúde física, mental, psicossocial, suporte familiar autonomia e independência econômica. Não se trata apenas de que as pessoas idosas tenham saúde, mas que mantenham e se possível melhorem a sua qualidade de vida à medida que envelhecem.

14h – Inscrições e recepção
14h30min – Abertura
15h – Mesa redonda:
Palestra “Letramento em saúde na população idosa” – Profa. Dra. Lúcia Takase (Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem UFPA)
Palestra “Perfil da população idosa em Marabá” – Kelly Nunes Cortez (Coordenadora Saúde do Idoso de Marabá)
16h – Intervalo para café e confraternização
16h30min – Debate
17h30min – Apresentação do grupo de pesquisa ISAQOL - Interdisciplinary Studies of Aging and Quality of Life, coordenado pela Prof. Dra. Ana Cristina Viana Campos
18h – Encerramento e sorteio de brindes