Participa.Unifesspa: Universidade lança novo canal de participação e debate para comunidade acadêmica

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 19h02
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 19h15

participaunifesspa1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vem ampliando seus espaços e instrumentos de diálogo e fortalecendo o debate na comunidade acadêmica. Participação é a palavra-chave nos processos de construção, por isso, a Unifesspa lança um novo canal de comunicação: o Participa Unifesspa. O objetivo é estimular e facilitar o engajamento de estudantes, professores e técnicos administrativos nas tomadas de decisões, elaboração de minutas de editais, resoluções, entre outros processos construtivos.

O Participa.Unifesspa é um site de fácil acesso, dinâmico e já está em pleno funcionamento no endereço eletrônico: http://participa.unifesspa.edu.br . A primeira minuta disponibilizada no Participa.Unifesspa é a que trata do Código de Posturas da Universidade. O documento, a ser votado no Conselho Universitário (Consun), vai regulamentar as condutas, estabelecendo posturas concernentes à ordem (ordenamento físico territorial), à ética (atividades, relacionamentos e comportamentos sociais das pessoas jurídicas individuais ou em conjunto), à segurança e à preservação estética e ambiental para os cinco campi da Unifesspa.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Geral dos Conselhos Superiores da Unifesspa (Sege) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). “O sistema vai permitir um maior engajamento e participação da comunidade acadêmica nas decisões coletivas da nossa universidade. É mais um canal de comunicação, visando ao diálogo e a ampliação dos espaços democráticos, para que os alunos, professores e técnicos possam colaborar decisivamente com a construção da nossa história, com os rumos da nossa instituição,”, explicou a secretária geral Amanda Mota.

participaunifesspa

Construção de minutas

Pelo site, os membros da comunidade acadêmica poderão acessar as minutas e comentar cada um dos pontos, utilizando as opções de sugerir inclusão, supressão ou modificação dos textos apresentados. A ferramenta também oferece opções de pesquisa, facilitando a leitura e localização dos temas de interesse do usuário. Além disso, é possível acompanhar os comentários e participação da comunidade acadêmica em tempo real, utilizando o recurso timeline.

Para acessar o sistema basta efetuar login com a mesma senha do usuário utilizada no Sig. Ao final das contribuições, a Sege produzirá um relatório geral com os destaques e sugestões apresentados e disponibilizará aos conselheiros e à comunidade acadêmica em geral. A ideia é que o relatório forneça subsídios para as tomadas de decisão dos conselhos e orientem os pareceres das câmaras, fortalecendo assim a democracia no âmbito da Instituição.