Aluna da Unifesspa defende TCC em aldeia indígena

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 11h29
  • Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2017, 09h58

DSC 0043No dia 21 de agosto, na Aldeia Gavião Kyikatêjê, a aluna Laize Bizerrio de Oliveira, da Faculdade de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FECAMPO/Unifesspa), apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado "Mẽ Tũmre Mẽ Tajê Apôipa: Caminhando com os mais velhos Kỳikatêjê". Laize fez estudos sobre músicas "ancestrais" do povo da floresta.

A banca avaliadora foi composta pelos professores da FECAMPO e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), Hiran Possas (Orientador/Fecampo/PDTSA), Jerônimo Silva (Fecampo/PDTSA) e Tereza Maracaipe (Fecampo). Alunos da Faculdade, moradores, professores bilíngues e o Cacique Pepkrakte Jakukreikapeiti Konxarti (Zeca Gavião) receberam a atividade acadêmica como um exercício importante, para que universos simbólicos historicamente negligenciados, de fato dialoguem com as Universidades.

A aldeia indígena Gavião Kyikatejê fica localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado do Pará. A denominação gavião vem das penas da ave usadas em suas flechas, sua língua é o Timbira Oriental.

O povo Kyikatejê também tem um time de futebol que disputa o campeonato paraense de futebol o Gavião Kyikatejê Futebol Clube. É o primeiro time de futebol indígena do Brasil, e a maioria dos atletas é da aldeia que dá nome ao clube. O treinador Zeca Gavião (Cacique) é também o primeiro técnico indígena do país.