Professor e mestranda do POSLET organizam livro sobre o mito do vampiro na cultura ocidental

• Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 15h26
  • Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 16h42

capa DE DRÁCULA A CREPÚSCULOO Prof. Dr. Dirlenvalder Loyolla e a mestranda Cátia Canêdo, do Programa de Pós-Graduação em Letras - POSLET da Unifesspa, em parceria com duas pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), publicaram recentemente o livro Sobre o Vampirismo – de Drácula a Crepúsculo: a saga do vampiro na Cultura Ocidental.

A ideia da obra surgiu em 2012, quando a Profa. Dra. Salma Ferraz ministrou o curso De Drácula a Crepúsculo: a saga do vampiro no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC. Posteriormente, outros professores e alunos de graduação e pós-graduação também contribuíram com textos de interesse ao projeto.

O pontapé inicial para a publicação do livro finalmente foi dado pelos pesquisadores Patrícia Leonor Martins (UFSC), Dirlenvalder Loyolla (UNIFESSPA) e Cátia Canedo (POSLET/UNIFESSPA), os quais, a convite da professora Salma Ferraz, passaram a selecionar, organizar e editar o enorme material até então acumulado sobre o tema.

Publicado pela Editora Todas as Musas, o volume tenta traçar um amplo panorama acerca do fenômeno vampiresco no âmbito literário e midiático, em geral, visando investigar a figura do vampiro tanto do ponto de vista da literatura tradicional quanto do imaginário popular e sua apropriação por parte de novas narrativas, filmes, séries televisivas, games e demais produtos que vêm sendo consumidos desde o início do século XX até o presente.

Os organizadores do livro Sobre o Vampirismo – de Drácula a Crepúsculo: a saga do vampiro na Cultura Ocidental prezaram por textos que trabalham com perspectivas metodológicas diversas, indo desde os Estudos Literários aos chamados Estudos Culturais, uma vez que os objetos aqui analisados não digam respeito apenas aos contos e romances tradicionais. Com efeito, dentre os seres imaginários e os monstros da literatura, os vampiros figuram entre os mais populares. Do romance Drácula, de Bram Stoker, à personagem Draculaura da animação infantil Monster High, o mito se reinventa e sobrevive na cultura popular, imortalizando o vampiro literário e criando novas perspectivas de abordagem em relação ao mito.