II SPI: 80 projetos são apresentados durante seminário na Unifesspa

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 15h17
  • Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 09h28

II Semin Proj Integrados 0066Cerca de 80 projetos de ensino, pesquisa e extensão foram socializados por pesquisadores da Unifesspa durante os dois dias do II Seminário de Projetos Integrados, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Divisão de Projetos Educacionais (DPROJ). Alunos e professores puderam compartilhar os resultados dos vários programas desenvolvidos no âmbito da DPROJ/PROEG, demonstrando à comunidade interna e externa os esforços acadêmicos para a viabilização das mudanças necessárias ao aprimoramento do ensino de graduação e, ainda, ao ensino-aprendizagem dos níveis básico e tecnológico de ensino.

Durante o evento, os participantes tiveram um espaço privilegiado de interação, onde professores do ensino superior, discentes bolsistas e voluntários da Unifesspa, além de professores e alunos da educação básica e/ou tecnológica puderam trocar experiências durante as rodas de conversas, painéis, comunicações orais e pôsteres. Os projetos realizados ao longo de 2016 demostraram o empenho laboral de diversos cursos para desenvolver conhecimento, grande parte deles relacionados à educação básica em variados contextos sociais, a exemplo das ações envolvendo a educação em comunidades indígenas.

O II Seminário de Projetos Integrados da Unifesspa trouxe pesquisadores renomados que ajudaram a enriquecer os debates. A conferência de abertura foi ministrada pela professora doutora Marlene Freitas, da UFPA, que abordou o tema: “Os programas institucionais do ensino de graduação como propulsores de uma nova cultura acadêmica”. A professora doutora da Unifesspa, Lucélia Rabelo, também foi uma das palestrantes do evento, abordando o tema: “As vivências de bolsistas da monitoria apoiadores em práticas de inclusão e acessibilidade e seus impactos”.

Lucélia Rabelo que é coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) da Unifesspa destacou que “ a Unifesspa é referência no Brasil em termo de inclusão no Ensino Superior. Somos a primeira universidade no Brasil, e única, até o momento, a ofertar duas vagas nas cotas para as pessoas com deficiência. Enquanto universidade que nasceu a pouco, já temos ousadia em muitos aspectos. Esse resultado não seria possível se não tivéssemos as ações articuladas desde que começamos com o sonho do Núcleo de Acessibilidade com toda a comunidade universitária”, disse.

Durante a palestra foi informado que a Unifesspa, em 2014, ano de criação do Naia, possuía 12 alunos com deficiência. Atualmente, a Universidade já possui 63 alunos com deficiência. Desse total apenas 25 discentes demandaram apoio do NAIA. Sendo 22 discentes com deficiência visual, um paralisia cerebral, um dislexia, um déficit de atenção.

II Semin Proj Integrados 0020

As experiências de monitoria e seus reflexos no ensino-aprendizagem e na formação dos discentes monitores foram discutidas em um painel, com a participação dos professores Joseline S. B. Trindade, Silvana de S. Lourinho e Jeanderson de Melo Dantas. Para a organização do II SPI, o evento atingiu o objetivo de interação da população acadêmica a fim de divulgar as diversas ações que foram empreendidas, fomentando os três pilares institucionais (Ensino, Pesquisa, Extensão).

“A Universidade possui um princípio de indivisibilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O ensino como apropriação dos conhecimentos construídos historicamente; a pesquisa como produção de novos conhecimentos e a extensão sendo a aproximação da universidade com a sociedade, para evidenciarmos nossa razão de ser perante a população. Os projetos apresentados durante o II SPI vêm, justamente, trazer esse princípio da indissociablilidade dessas três instâncias”, ressaltou Gilmar Ramos, um dos organizadores principais do Seminário.

O evento contou ainda com diversas atrações culturais, com a banda Valdemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura de Marabá, com os alunos da Fanfarra e da Série B, regida pelos maestros Ronny Ramos e Waldemar Guedes; apresentação de teatro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Grupo Folclórico Raízes do Tauarí.

O evento contou ainda com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Exército Brasileiro, que disponibilizou o 1° Grupo de Artilharia de Selva (GAC) para fornecer apoio logístico ao seminário. Compuseram a mesa de abertura do II Seminário de Projetos Integrados a vice-reitora da Unifesspa, Profa. Dra. Idelma Santiago, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Elias Fagury, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Fernanda Carla Lima Ferreira e o Prof. Dr, Fábio Reis, representado a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis.

II Semin Proj Integrados Dia 2 T 0001

II Semin Proj Integrados 0081