Aula Inaugural abre turma de Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia Oriental

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 16h03
  • Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 10h33

mesa de aberturaA Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou na última sexta-feira (15), no Miniauditório da Geologia, na Unidade II do Campus de Marabá, a solenidade de abertura do Curso de Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia Oriental (GEONAT). A Aula Inaugural foi ministrada pelo Professor Dr. Maurílio de Abreu Monteiro (Unifesspa), que abordou o tema “Mineração e os desafios para a Amazônia”. Ele destacou a importância das geotecnologias para balizar os estudos científicos na Amazônia Oriental e afirmou que o GEONAT poderá contribuir significativamente para o levantamento de dados e o crescimento de estudos dos recursos naturais na região.

O Curso de Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia é resultado de esforços conjuntos de um grupo de professores do Curso de Geografia, para tanto, um quadro de profissionais experientes, multidisciplinar e preparados foi formado para pensar o rumo e o desenvolvimento do espaço regional na Amazônia Oriental, composto então por professores da geografia, geologia, agronomia e biologia.

A coordenadora do GEONAT, professora Rita Vidal, agradeceu a todos que contribuíram para a realização do curso, especialmente a Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Prof.ª Dra. Fernanda Carla Lima Ferreira, que apoiou todas as etapas do projeto. A coordenadora do Geonat apontou ainda para a importância do curso na região, pensado para formar profissionais para uso e análise de dados geográficos, produzidos e manipulados por diferentes geotecnologias a partir de uma visão interdisciplinar enfatizado na gestão dos recursos naturais da Amazônia oriental e no desenvolvimento regional, afirmando que “uma semente está plantada para a pós-graduação Stricto Senso”.

O curso é gratuito e durante as inscrições foram solicitadas ao candidato/a doação de 5kg de alimento não perecível. Os alimentos recolhidos (aproximadamente 280 kg) serão doados ao Lar São Vicente (Marabá), no dia 23 de setembro, pelos alunos e professores do GEONAT. A solenidade contou, ainda, com a presença do vice-coordenador da Faculdade de Geografia, professor Marcus Vinícius de Sousa Mariano, vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor Marcelo Gaudêncio Brito Pureza, diretor do Instituto de Estudos em Saúde e Biologia, professor Sidnei Cerqueira dos Santos, diretor do Instituto de Geociências e Engenharias, professor José de Arimatéia Costa de Almeida, diretora da Pós-graduação, professora Maria Liduína das Chagas,  Gabriela Pereira da Silva, representantes do Lar São Vicente, além de professores do Geonat e estudantes.

geonat