Bancada federal paraense reforça pedido de liberação de vagas para professores e técnicos para a Unifesspa

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 11h13
  • Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2017, 11h21

audienciaMinistroPlanejamento2A Bancada do Estado do Pará encaminhou um novo ofício ao ministro de Estado do Planejamento e Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, reiterando o pedido de liberação de 156 vagas de servidores para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Do total de vagas solicitadas, 66 serão para docentes e 90 para técnicos administrativos. As vagas estão previstas pela Lei 12.824/2013, que criou a Unifesspa.

O ofício, assinado por 15 parlamentares, sendo dois senadores e 13 deputados federais, foi recebido, ontem (20), pelo próprio ministro durante audiência intermediada pela deputada federal Júlia Marinho. O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, enfatizou a necessidade de ampliação do número de professores e técnicos, visando a consolidação dos cursos em implementação nos campi de Rondon do Pará, Xinguara, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu e Marabá.

A deputada Júlia Marinho disse que a bancada está mobilizada em defesa da Unifesspa e a liberação das vagas é essencial ao seu desenvolvimento. “O pedido de liberação das vagas, em caráter emergencial, para o quadro permanente desta Universidade é muito importante. Em duas semanas teremos uma resposta definitiva do Ministro Dyogo Oliveira”, afirmou.

No dia 21 de junho deste ano, o ministro da Educação, Mendonça Filho, reconhecendo a importância e urgência do pleito da Unifesspa, encaminhou ofício ao Ministério do Planejamento, endossando a necessidade de atendimento do pedido. No documento, o minsitro da educação informa que do total de vagas previstas pela lei de criação da Unifesspa, apenas 38% de docentes e 31% de técnicos foram liberadas.