752 vagas: Unifesspa abre inscrições para mobilidade interna e externa

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 16h58
  • Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 10h12

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Mobin/Mobex. O edital oferece 752 vagas nos cinco campi da Instituição, para o quarto período de 2017. A Mobilidade Acadêmica Interna (Mobin) é a movimentação de alunos da Unifesspa de um curso de graduação para outro, de acordo com o número de vagas previstas pelo edital (Anexo I). Já a Mobilidade Acadêmica Externa (Mobex) é a movimentação de discentes de um curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior, ou que já sejam graduados, para um curso da Unifesspa. As vagas Mobex serão as remanescentes da Mobin, após prazos de seleção estipulados pelo edital.

Estão sendo ofertadas no Campus de Marabá vagas para os seguintes cursos:  Física - Licenciatura (61 Vagas), Matemática – Licenciatura - (45 vagas), Química – Licenciatura (46 Vagas), Ciências Sociais - Licenciatura (36 Vagas), Ciências Sociais - Bacharelado (5 vagas), Educação do Campo – Licenciatura  (26 vagas), Pedagogia - Licenciatura – Noturno (17 vagas), Geografia - Licenciatura (22 vagas), Geografia -Bacharelado (9 Vagas), História - Licenciatura (26 vagas), Agronomia - Bacharelado - (18 vagas), Ciências Econômicas - Bacharelado (15 vagas), Direito – Bacharelado (17 vagas), Ciências Biológicas (22 vagas), Psicologia (15 Vagas), Saúde Coletiva - Bacharelado - (15 vagas), Engenharia De Materiais - Bacharelado (32), Geologia - Bacharelado (19 Vagas), Engenharia Civil - Bacharelado (27 Vagas), Engenharia da Computação - Bacharelado (18), Engenharia de Minas e Meio Ambiente – Bacharelado (11 Vagas),  Engenharia Elétrica - Bacharelado (15 Vagas), Engenharia Mecânica – Bacharelado (13 Vagas), Engenharia Química – Bacharelado (14 Vagas), Sistemas De Informação – Bacharelado (32 vagas), Letras - Língua Portuguesa – Licenciatura (24 vagas), Artes Visuais – Licenciatura (25 vagas) e  Letras - Língua Inglesa – Licenciatura (17 Vagas).

No campus de Rondon do Pará, são ofertadas 17 vagas para o curso de Administração - Bacharelado e 15 para o curso de Ciências Contábeis – Bacharelado. Em Santana do Araguaia são 39 vagas para Matemática – Licenciatura; em Xinguara são 18 vagas para o curso de História – Licenciatura e em São Félix do Xingu, 21 vagas para Letras - Língua Portuguesa – Licenciatura.

Inscrições

As inscrições para MOBIN/MOBEX poderão ser realizadas até o dia 7 de outubro de 2017, através de requerimento on-line pelo link https://pse.unifesspa.edu.br. Primeiro serão selecionados os candidatos interessados na Mobilidade Interna e as vagas remanescentes serão destinadas à seleção da Mobilidade Externa. Mesmo havendo fases de seleção distintas para as duas modalidades, todos os candidatos devem fazer a inscrição no mesmo período, ou seja, o prazo de inscrição é o mesmo para o Mobin e Mobex.

Após o envio do requerimento online, deverão ser fornecidas cópias dos seguintes documentos: Documento de identificação, Histórico escolar da graduação, Declaração da Instituição de ensino, atestando que o aluno está regularmente matriculado, ou diploma/certificado de conclusão de curso de graduação (para MOBEX). A documentação deverá ser entregue em um dos protocolos do Campus da Unifesspa, em Marabá, pessoalmente, ou por meio de procuração, até o dia 9 de outubro de 2017.

Quem pode participar da seleção?

Mobin

Podem requerer a mobilidade interna (Mobin), o aluno que concluiu pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) e não mais que 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas do seu curso. Não poderá concorrer ao Mobin o candidato que irá cursar apenas os dois últimos semestres do curso, ou apenas estágio curricular obrigatório e trabalho de conclusão de curso (TCC). Também não concorrem nesta modalidade os estudantes que já tenham sido beneficiados com mudança de curso em outro processo de mobilidade da Unifesspa.

Mobex

O número de vagas disponíveis para a Mobex será divulgado no site da Unifesspa, após a habilitação dos classificados da Mobin. Não poderá concorrer a MOBEX o candidato que irá cursar apenas os dois últimos semestres do curso, ou apenas estágio curricular obrigatório e trabalho de conclusão de curso.

Na Mobin e Mobex, a classificação do candidato será obtida com aplicação do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CR), ou índice equivalente, que consta no histórico escolar do candidato. A publicação do resultado ocorrerá por ordem decrescente de classificação, até o limite de vagas ofertadas pelo curso de interesse do candidato.

Acesse o edital:PDF