IV Semana Pan-Amazônica da Unifesspa tem abrangência internacional

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 16h17
  • Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 10h27

semanapanamazonicaMostras de artes visuais e cinema, exposições de fotografia e artesanato, oficinas, minicursos, palestras, mesas-redondas e diversas atividades culturais irão compor a programação da IV Semana Pan-Amazônica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O evento será realizado no período de 21 a 24 de novembro e vai envolver estudantes universitários, professores, pesquisadores, artistas, historiadores, cientistas sociais e a comunidade em geral interessada em discutir a Amazônia.

Este ano, o evento possui abrangência internacional, com a presença de universidades estrangeiras, a exemplo da Universidad de Santiago de Chile e Université Victor Segalen Bordeaux 2. Pesquisadores de universidades consolidadas no país também já confirmaram presença no evento, como a USP, UFMG, UNB, UFPA, IFPA, UNIFAP, UFT, UFRR, UEA, UFF além de instituições e órgãos do setor público local como a SEDUC e Fundação Casa da Cultura de Marabá. O grupo folclórico Mayrabá, As Madalenas e grupos da Casa da Cultura também vão marcar presença no evento.

A IV semana Pan-Amazônica integra cinco eventos importantes nas áreas de literatura, artes visuais, dinâmicas territoriais e educação. São eles: a IV Semana de Linguagens, Literatura e Culturas na/da Pan-Amazônia, III Salão de Literaturas das Amazônias, I Simpósio de Artes Visuais do Baixo Araguaia e Médio Tocantins, II Seminário Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia e I Simpósio de Línguas e Literaturas Indígenas.

Com o tema "Diálogo Intercultural e Resistência Epistêmica nas Amazônias", o objetivo é discutir no âmbito da literatura, arte, cultura, educação, história e ciências sociais aspectos que se vinculem ao contexto da região, estabelecendo intercâmbios científicos-político-artístico-culturais e sociais com outras instituições de ensino e pesquisa atuantes na América Latina, sobretudo, na Pan-Amazônia. A Semana Pan-Amazônica será um espaço de diálogo intercultural e de divulgação de pesquisa para o fortalecimento de vínculos com diferentes grupos de pesquisa, na instituição e fora dela, nos programas de pós-graduações, a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet) e Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), da Unifesspa.

A programação da IV Semana Pan-Americana acontece na Unifesspa, no auditório da Unidade I e na Câmara Municipal de Marabá. As inscrições e submissões de trabalhos estão abertas ao público e devem ser feitas pela internet, no endereço eletrônico: https://panamazonica.vpeventos.com.