Estudantes da Unifesspa lançam livro de estudos para o Enem

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 09h54
  • Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h18

livroDireitosHUmanosNos últimos anos, a redação do ENEM exigiu do candidato conhecimentos amplos e propostas de intervenção social sobre temas bastante controversos, como ocorrido em 2016, com o tema “Intolerância Religiosa” e, “Violência contra a Mulher”, em 2015. E, dentre os quesitos de correção, os avaliadores esperam que o candidato desenvolva seu texto em observância aos Direitos Humanos. Para suprir uma lacuna no mercado editorial, estudantes da Unifesspa publicaram o livro “Direitos Humanos para o Ensino Médio”.

O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira (5), às 19h, no auditório da Unidade I do Campus de Marabá e contará com a presença de professores, diretores escolares, autoridades e alunos para divulgação da obra. O livro poderá ser adquirido durante o evento de lançamento ou pelo site do NEDD (www.nedd.com.br), ou pela página do Facebook, “Direitos Humanos para Ensino Médio”.

O livro está estruturado em 13 capítulos, iniciando por uma abordagem histórica dos Direitos Humanos; direito à vida e à saúde; direito à igualdade e as cotas raciais; direitos LGBT; direito à privacidade em tempos de liberdade vigiada; Internet, redes sociais e a (des) construção dos direitos humanos; biotecnologia; direito ao trabalho digno; exclusão e pobreza; direito à cidade; juventude e criminalidade; ações e garantias constitucionais e, por fim, a realidade penitenciária brasileira.

"Existe uma baixa oferta de livros direcionados aos Direitos Humanos para este público, especialmente em linguagem simples e didática, que venha a fornecer um lastro jurídico para o desenvolvimento da Redação do ENEM. Além disso, o conhecimento dessa temática propicia a formação de cidadãos bem informados dos seus direitos, participativos e comprometidos com a busca por solução para os problemas sociais do nosso país", explica a estudante da Unifesspa, Chaira Nepomuceno, uma das autoras do livro.

Professores apostam que, em 2017, a redação poderá abordar temáticas como “O conceito de família”; “Mobilidade Urbana”; “Manifestações Políticas”; “Justiça com as próprias mãos”, dentre outros. Todos esses temas necessitam de um lastro jurídico para que o candidato demonstre coerência e coesão em seu texto e, essa informação está no livro “Direitos Humanos para o Ensino Médio”!

O livro é um dos produtos do projeto de extensão “Clube do Livro Jurídico”, ligado ao NEDD (Núcleo de Estudos em Direitos e Democracia) desenvolvido na Faculdade de Direito da Unifesspa. Uma das principais missões da universidade pública é intervir positivamente na sociedade, com práticas e ideias. Segundo os autores, este é o motivo da produção da obra. Todo o lucro obtido com a venda dos livros será revertido para a aquisição de novos livros jurídicos a serem disponibilizados na Unifesspa.